Início | Diversos | Diretores da Gota de Leite esclarecem benefícios do parto normal a vereadores

Diretores da Gota de Leite esclarecem benefícios do parto normal a vereadores

27/04/2017 | Diversos

Os parlamentares pediram informações sobre o número de partos normais e cesárias realizados pela maternidade, além de solicitarem esclarecimentos sobre as condutas adotadas pela Gota. Em fevereiro, foram realizados 102 partos normais e 76 cesárias; já em março, foram 124 partos normais e 102 cesárias. A média atual de partos normais está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 10% a 15%. A organização orienta claramente a prática de cesariana apenas quando há razões médicas para a realização da cirurgia.

“Nós realizamos, praticamente, 50% de partos cesárias. Países de primeiro mundo têm um percentual de apenas 20%. Nossa conduta é tentar o parto normal enquanto for seguro para a mãe e para o bebê, porque é melhor para eles e para as mães”, destacou Émerson Carlos, que além de diretor técnico, também é médico. Ele afirmou ainda que a chance de morte materna é 25 vezes maior em cesárias e que a amamentação é mais fácil para recém-nascidos de partos normais. “A criança tem o direito de nascer quando estiver pronta”, ressaltou Lúcia Ortiz, diretora executiva. Para Luís Antônio Melhado, diretor financeiro, o fato de a Gota tentar o parto normal é um mérito. “A França, por exemplo, tem um percentual de apenas 15% de cesárias.”

Óbitos não têm relação com partos

Os vereadores questionaram se há óbitos de bebês por conta da espera por partos normais. Segundo Carlos, eles seguem as indicações do Ministério da Saúde, e o parto normal é aguardado apenas enquanto é seguro. Emanuelle Laurenti, diretora hospitalar, afirmou que, este ano, a maternidade registrou duas mortes, uma por prematuridade extrema e a outra por malformação congênita do coração do bebê. “Nenhum dos óbitos teve relação com o parto”, destacou.

Lúcia colocou-se à disposição para atender os vereadores sempre que necessário e ressaltou: “Estamos revendo alguns processos de trabalho e fortalecendo outros, com a finalidade de melhorarmos o atendimento”. A fim de fortalecer o vínculo mãe-bebê, a Maternidade Gota de Leite conta com UTI, UCI, leitos Mãe-Canguru, Posto de Coleta de Leite Humano, Agência Transfusional e Ambulatório 36 semanas.

Os parlamentares propuseram a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal, para que essas informações sejam esclarecidas para a população. O evento contará com transmissão pela TV Câmara e ocorrerá no dia 11 de maio, às 19h30min.

Administração do hospital

Segundo a diretora executiva, inicialmente, a nova diretoria ouviu as demandas dos funcionários, para, em seguida, começar a construção de uma nova estrutura administrativa. “Precisamos de servidores de carreira nos cargos administrativos, para garantir a continuidade do serviço, com qualidade, nas próximas gestões”, frisou.

Lúcia afirmou ainda que a contratação de funcionários ocorrerá em conformidade com a legislação vigente, garantindo a ampliação do serviço para a população. “Acabaremos com as irregularidades na contratação de funcionários.”

Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), e os vereadores Edio Lopes (PT), Elias Chediek (PMDB), Edson Hel (PPS), Gerson da Farmácia (PMDB), Juliana Damus (PP), Magal Verri (PMDB), Paulo Landim (PT), Rafael de Angeli (PSDB), Roger Mendes (PP), Toninho do Mel (PT) e Zé Luiz (PPS), além da diretora administrativa, Fernanda Lourenço.

Veja outros artigos

Emenda à LDO de R$ 1 milhão para construção de moradias para idosos é aprovada na Câmara Municipal
Vereadora Juliana Damus propôs mais emendas em diferentes áreas Na Sessão Extraordinária da Câmara Municipal,...
Lançamento do projeto que reserva vagas de estacionamento para idosos
No dia 03 de maio a vereadora Juliana Damus participou na Prefeitura Municipal do lançamento de seu projeto que...
Juliana Damus comemora apoio da prefeitura à projetos do grupo Chá de lenços
Por Paula Cardoso A vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se na tarde de terça feira (21) com o prefeito Edinho Silva e...
Cidade terá campanha de conscientização sobre vagas de estacionamento para deficientes físicos e idosos
Por Maria Luiza Rosato Uma reunião entre a vereadora Juliana Damus (PP), o secretário de trânsito e transporte,...
Ecocardiografia fetal nas gestantes pode ser obrigatório em todo o Estado de São Paulo
Por Paula Cardoso A proposta da vereadora Juliana Damus (PP) encaminhada para o deputado estadual Alexandre da...
Vereadores conferem nova instalação do Fundo Social
Os vereadores Roger Mendes e Juliana Damus, ambos do PP, estiveram, na manhã desta sexta-feira (20), visitando a nova...
Juliana participa de reunião com farmacêuticos e Deputado Dimas Ramalho
Após encaminhar requerimento solicitando apoio da Câmara do Deputados, Senado Federal e Ministro da...
Demissão voluntária de servidores: novo projeto é analisado por vereadores
Outros projetos avaliados em reunião concedem área para empresas, subvenção para entidades, isenção de pagamento de...
Juliana quer encontro com prefeito e pais de alunos do CER Carmelita Garcez
A vereadora Juliana Damus encaminhou requerimento ao prefeito Edinho Silva (PT) solicitando que informe qual o projeto...
Projeto de lei da Câmara Federal altera formas de fiscalização em estacionamento destinado a idosos e deficientes
Por Laís Françoso Foi encaminhado à Comissão de Viação e Transportes, e, em seguida, será remetido à Comissão de...

Pin It on Pinterest