A vereadora apresentou ao Executivo o representante da ONG CIES, que implantou o programa de governo Hora Certa e Doutor Saúde em São Paulo, para acelerar o atendimento e diminuir o tempo de espera na fila de consultas, exames e cirurgias pelo SUS
Com o objetivo de apresentar alternativas para acabar com a demanda de consultas, exames e procedimentos médicos, existentes na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) de Araraquara, a vereadora Juliana Damus (PP) intermediou a reunião entre um representante da ONG CIES Global e o Executivo, na tarde de terça feira (14), na sala de reuniões da chefia de Gabinete, de Sinval Alan Ferreira Silva, acompanhado dos secretários, Eliana Honain (saúde) e Donizete Simioni (Fazenda).
O mesmo projeto acontece em São Paulo, com a implantação do programa HORA CERTA e DR SAÚDE, iniciativa que leva atendimentos e exames médicos a diferentes regiões da cidade em carretas adaptadas, prática adotada também pelo atual prefeito João Dória.
A vereadora explica que a ideia de levar o mesmo atendimento para Araraquara vem desde do ano passado e que é uma alternativa para acabar com a fila do SUS. “Tenho conversado muito com o Richard Blumel, representante do CIES Global, para entender o processo de implantação do projeto em nossa cidade. Como a nossa demanda é grande, isso nos ajudaria muito. Lembrando que o atendimento é pelo SUS, mas com jeito de clínica particular. Pois, todo o procedimento, como consultas e exames é rápido e humanizado. A nossa população merece e precisa disso urgente”, ressaltou.
Eliana Honain afirmou que o projeto é bom e que ajudaria a sanar um problema que existe há muito tempo na saúde pública que são as filas para consultas e exames. Porém, existe um trâmite burocrático e legal que devem ser estudados. “Vamos fazer o nosso levantamento de demandas e enviar à ONG, que nos fornecerá os detalhes necessários, inclusive com prazos e custos para a viabilidade da ‘Carreta da Saúde’”, enfatizou.
Para Alan, “seria ótimo se essa ideia desse certo para a nossa cidade. Inclusive, poderíamos trabalhar concomitante ao projeto Prefeitura nos Bairros, que leva melhorias por região. Mas, temos que ser prudentes, fazer levantamentos e saber até onde a prefeitura consegue ir, até financeiramente. Vamos passar os detalhes para o Edinho, assim que tivermos mais detalhes sobre a possibilidade”, disse o chefe de Gabinete.
O secretário da Fazenda informou que o custo investido com a saúde no município já é alto, mas podem existir meios de conseguir investimentos através de convênios, por exemplo, e que após os levantamentos de dados e custos serão analisadas as possibilidades.
ONG CIES
É uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão atender a necessidade de saúde integral do ser humano com qualidade, tecnologia e agilidade no conceito de tratar, educar e prevenir. Fundado em 2008 pelo médico Roberto Kikawa, o CIES iniciou suas atividades com ações pontuais com a Carreta da Saúde em diversas cidades.
Em agosto de 2013 o CIES em parceria com a prefeitura de São Paulo implantou o programa Hora Certa Móvel com atendimento em unidade móveis (carreta, box e van da Saúde). Em 2015, a Rede Hora Certa Móvel tornou-se política pública na cidade de São Paulo. Em 2016, o CIES atingiu a marca de 108 unidades móveis em todas as regiões de São Paulo, em doze locais de atuação, 250 colaboradores, 120 médicos especialistas e mais de 770 mil pacientes atendidos. Mais informações podem ser acessadas através do site: www.ciesglobal.org