Por Paula Cardoso
A reunião aconteceu na sede do Instituto em São Paulo
O diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, parabenizou a vereadora pela iniciativa de levar o projeto ao conhecimento do Itesp, junto do presidente da ABATur, que organizou o modelo com o aval dos moradores dos assentamentos. De acordo com Pilla, para que aconteça a cessão de imóvel à Associação é necessário resolver uma questão jurídica com a prefeitura de Araraquara. “O projeto é muito bom e bem avaliado pelos moradores da região; vamos tomar as providencias para que seja resolvida a situação e, logo, viabilizado”, frisou Pilla.
Na ocasião, Théo apresentou o panorama em parceria com a cadeia produtiva para desenvolvimento do Turismo Rural em Araraquara, favorável para implantação do Museu da Roça de Bueno de Andrada, como o primeiro museu regional do homem do campo no meio rural no distrito de Bueno de Andrada. A vereadora, autora da emenda parlamentar para reforma de duas casas abandonadas, em área do Itesp no assentamento rural Horto de Bueno, destacou a importância do equipamento turístico a nível estadual para o município.
“É um projeto inovador que valoriza a cultura rural da região de Araraquara, no estado de São Paulo, além de contribuir com o escoamento dos alimentos e serviços dos assentados. O Théo acertou na ideia e tenho a certeza que é questão de tempo para conseguirmos a cessão de uso. Em breve teremos boas notícias que só vão contribuir ainda mais para o turismo rural”, enfatizou Juliana.
Projeto
O presidente da ABATur explicou que a proposta é abrigar na casa principal o Museu, com uma galeria de imagens e registros históricos dos saberes rurais, com exposição fixa de objetos rudimentares utilizados no dia a dia e na cultura agrícola no meio rural com informações turísticas e na casa geminada, uma loja com produtos manufaturados artesanalmente e artesanato, além de um espaço gastronômico gourmet caipira. Théo lembrou que as duas casas que estão sendo pleiteadas estão relacionadas em inquérito civil público do MPF – Ministério Público Federal para registro do patrimônio junto aos órgãos protetivos. Também participaram da reunião o coordenador regional da instituição, Antônio Bertocco e Marco Antonio Silva, diretor adjunto de Políticas de Desenvolvimento da Fundação Itesp – Instituto de Terras do Estado de São Paulo.