Início | Diversos | Juliana visita aula de Kendô no Estrela, espaço que ajudou a articular para atividade

Juliana visita aula de Kendô no Estrela, espaço que ajudou a articular para atividade

06/04/2011 | Diversos

Por Roberto Schiavon

A vereadora Juliana Damus (PP) foi nesta semana assistir a uma aula de Kendô, milenar arte marcial japonesa, no salão do Clube Estrela, espaço onde os alunos treinam devido à sua intermediação, com auxílio de Jair Martinelli, secretário municipal de Esportes. “Os alunos chegaram a treinar em uma academia da cidade, mas não havia espaço suficiente. Eles entraram em contato com meu gabinete e articulamos junto à secretaria um local para as aulas”, relata Juliana.

Hoje as aulas são ministradas gratuitamente, para uma turma de 20 alunos, em sua maioria adolescentes, que até agosto do ano passado não tinham oportunidade de aprender o Kendô em Araraquara. “Em 2008 um mestre de São Carlos veio ministrar curso de férias no Sesc e, desde então, iniciamos com um grupo pequeno de alunos na academia Podium. Em agosto do ano passado viemos para o Estrela, onde existe espaço para mais pessoas interessadas”, conta Paulo Sérgio Pereira, um dos monitores do curso.

Para Sullivan Tanaka, que pratica o Kendô há dez anos e também ministra aulas no Estrela, o curso dá oportunidade aos alunos de conhecerem uma das artes marciais mais nobres, ajudando a manter as tradições da cultura oriental. “Esta é uma arte que requer força e agilidade, mas também habilidade mental e espiritual, para que se antecipem os golpes. O mestre mais idoso tinha 95 anos e dava trabalho, pois raramente um golpe o acertava. Quanto mais velho, melhor fica o praticante do Kendô”, comenta Tanaka.

O advogado e instrutor de karatê Clóvis Ferreira Frias, 52 anos de idade, é um dos alunos mais velhos da turma e apela para que mais companheiros “cinquentões” se inscrevam no curso, para ampliar a faixa etária de praticantes em Araraquara. “Eu pratico karatê desde 1989, Aikidô desde 1992 e há dois anos iniciei no Kendô. Quanto mais pessoas de idades variadas se inscreverem, melhor para a turma”, diz Frias.

Centro

No futuro, a esperança dos monitores do curso é que Araraquara tenha um Centro de Artes Marciais da Prefeitura, para que os alunos possam praticar modalidades como Karatê, Aikidô e Kendô gratuitamente, bastando que adquiram o material necessário. “Poderíamos inclusive trabalhar em parceria com a Fundesport [Fundação de Amparo ao Esporte da Prefeitura Municipal de Araraquara], ministrando aulas gratuitas. Existem vários barracões vazios na área dos trilhos ferroviários, que podem ser utilizados para receber as atividades”, sugere Pereira. “Com um ano e meio de prática, o aluno já está apto a começar a participar de competições nacionais”, completa Tanaka.

Um dos alunos do curso no Estrela, Walle de Pádua Camargo, 17 anos, ficou sabendo das aulas quando retornava da escola e viu uma placa numa lanchonete. “Eu conhecia o Kendô de desenhos japoneses e resolvi experimentar”, comenta.

Lucas Coutinho Silva, também de 17 anos, conta que já estava procurando uma arte marcial para praticar e foi avisado por um colega sobre as aulas gratuitas no Estrela. “Eu estava apenas esperando por uma oportunidade e agora ela apareceu”, ressalta.

Equipamento

O Kendo é praticado com uma espada de bambu, o Shinai, que pode ser substituído no início do aprendizado pela sua versão mais simples, o Bokuto. Os equipamentos de proteção do rosto e do corpo, similares às antigas armaduras utilizadas pelos Samurais, também fazem parte da indumentária dos praticantes desta arte marcial. “O mestre Yashiro Yamamoto, de São Carlos, cedeu 200 Bokutos para os alunos de Araraquara e vem a cada 15 dias para monitorar o curso”, conclui Tanaka.

As aulas no Clube Estrela são aconselhadas para adolescentes a partir de 12 anos, já que o número de monitores ainda não é suficiente para turmas especializadas em crianças. As aulas são ministradas às terças e quintas no período noturno. Os interessados podem entrar em contato com Paulo Pereira pelos telefones 3357-6909 e 9118-6767.

Veja outros artigos

Vereadora toma posse como diretora do Asilo de Mendicidade
A vereadora Juliana Damus tomou posse como membro da Diretoria de Patrimônio do Asilo de Mendicidade. Juliana procurou...
Após sanção de lei, Juliana Damus busca regulamentação para proteger acervo paleontológico
A notícia que Araraquara possui uma lei que visa preservar suas “calçadas jurássicas” ganhou repercussão nacional na...
Lei cria fundo para políticas às pessoas com deficiência
Com o objetivo de financiar ações voltadas especificadamente para o fortalecimento de políticas públicas destinadas à...
Juliana Damus cobra custos e justificativa de viagem para desfile da Guarda Municipal
Texto: Claudio Dias   Guardas municipais de Araraquara viajaram para Itápolis, no dia 6 de setembro, para...
Decoração Natalina alia sustentabilidade, arte e geração de renda
A iniciativa do projeto é da vereadora Juliana Damus A poucos meses do Natal, mente, coração e mãos trabalham...
Juliana pede condições de igualdade para os candidatos que concorrem a uma vaga em vestibulares
A vereadora Juliana Damus através de requerimento pede condições de igualdade para os candidatos...
‘Pegadas da Minha Rua’: Projeto aproxima população de patrimônio histórico

Vereadora e autora da lei que visa à preservação do acervo, Juliana Damus participou da atividade

Programa de Amparo à Cultura está prestes a sair do papel
Vereadores Juliana Damus e Roger Mendes cobraram efetivação da lei Uma lei de 2003, aprovada pela...
Situação de IPTU Solidário é tema de requerimento
Programa visa arrecadar recursos para entidades que auxiliem pessoas em tratamento de câncer A vereadora Juliana Damus...
Lançamento do projeto que reserva vagas de estacionamento para idosos
No dia 03 de maio a vereadora Juliana Damus participou na Prefeitura Municipal do lançamento de seu projeto que...

Pin It on Pinterest