Início | Diversos | Presidente da Comissão de Ordem Social, Juliana quer implementar Parlamento Jovem

Presidente da Comissão de Ordem Social, Juliana quer implementar Parlamento Jovem

09/02/2009 | Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

A Comissão Permanente de Ordem Social, Transporte, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Araraquara, presidida pela vereadora Juliana Damus (PP), pretende colocar em prática ainda este ano o projeto que criou o Parlamento Jovem na cidade. Criado pela resolução número 256, de 18 de setembro de 2001, através de proposta do então vereador Anuar de Oliveira Lauar – que tem força de lei -, o Parlamento Jovem deveria funcionar todos os anos. A idéia de Juliana é colocar o projeto em discussão na Comissão de Ordem Social já na primeira reunião do grupo.

De acordo com a resolução, uma vez ao ano os vereadores de Araraquara devem ceder seus lugares para jovens estudantes das 6ª a 9ª ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio de todo o município de Araraquara. A idéia é abrir espaço para a instalação do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Araraquara, onde os jovens ocuparão as cadeiras dos vereadores e apresentarão propostas para melhorar as condições de vida do povo araraquarense.

Para participar do projeto, os alunos devem se inscrever na direção de sua própria escola – ou órgão especialmente criado pela direção -, preparar um trabalho na forma de Projeto de Lei (que serão analisados por uma Comissão Julgadora formada por professores, alunos, pais, funcionários e vereadores). Ao final apenas um projeto poderá ser escolhido para representar a escola. A matéria, no caso, será enviada à Câmara, acompanhado da ficha de inscrição do aluno.

No Parlamento Jovem tudo acontece de forma muito parecida com o que ocorre no Legislativo de uma cidade. Até por isso os estudantes devem escolher um partido no momento de apresentarem seus projetos. As agremiações, no entanto, não são as mesmas que fazem parte da vida política brasileira, mas, sim, ligadas a áreas temáticas, com Agricultura, Segurança e Meio Ambiente, por exemplo. Ou seja, as legendas seriam; Partido da Agricultura, Partido dos Esportes e outros.

Também de acordo com as regras que regem o Parlamento Jovem a sessão onde os estudantes apresentarão suas propostas será aberta pelo presidente da Câmara Municipal, que ao lado do 1º e 2º Secretários, diplomarão e darão posse às vereadoras e vereadores eleitos. Em seguida, os parlamentares jovens que desejarem poderão se candidatar aos cargos de Presidente do Parlamento Jovem, Vice, 1º e 2º Secretários. Em seguida, acontece à eleição da Mesa Diretora – vencerá a chapa que obtiver maioria absoluta dos votos -, a quem caberá abrir os trabalhos e dirigir a sessão. O encerramento das atividades, no entanto, caberá ao Presidente da Câmara Municipal.

Os trabalhos do Parlamento Jovem serão gravados em vídeo e publicados no órgão oficial do município, entrando para a história do Legislativo araraquarense. As propostas apresentadas pelos estudantes, porém, podem acabar servindo de base para futuros Projetos de Lei ou outros tipos de proposituras encaminhadas pelos verdadeiros vereadores. A lei que criou o Parlamento Jovem em Araraquara prevê, ainda, que os mandatos dos estudantes serão mantidos até que aconteça a instalação, no ano seguinte, da nova legislatura do Parlamento.

Veja outros artigos

Juliana Damus emite apoio a greve dos Trabalhadores da Fundação ITESP
Texto: Claudio Dias   Com base nas 22 reivindicações na pauta dos Trabalhadores da...
Juliana Damus destaca importância do Canteiro Escola
A vereadora Juliana Damus (PP) afirma que o programa Canteiro Escola, parceria entre Senai e Prefeitura, tem grande...
Emendas de Juliana Damus ao orçamento 2019 são aprovadas na Câmara
Propostas da vereadora são voltadas ao bem-estar, saúde e qualidade de vida da população Com o objetivo de atender às...
Juliana quer diminuição na fila de espera por prótese auditiva
A vereadora Juliana Damus reiterou o pedido de informações ao prefeito, sobre a data prevista para a...
Lei dos painéis nos bancos criada em Araraquara serve de modelo em projeto para todo o país
Por Chico de Assis A Lei aprovada em Araraquara que trata da obrigatoriedade de instalação de painéis opacos junto aos...
Após denúncias, grupo de vereadores fiscaliza ETE
Por Wagner Luiz Na sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira, dia 11, funcionários do DAAE...
Juliana Damus oficializa apoio ao projeto de regulamentação de profissionais da área de estética
Por Gabriela Pontieri Requerimento de autoria da vereadora Juliana Andrião Damus (PP), aprovado por unanimidade dos...
Deputada Aline Corrêa diz a Juliana que destinará verbas para a cidade
Por Hamilton G. P. Mendes A deputada federal Aline Corrêa (PP), declarou nesta quinta-feira, que destinará recursos ao...
Após reclamações, Juliana Damus cobra histórico de fardamento da Guarda Municipal
Texto: Cláudio Dias   Um fardamento deteriorado e até rasgado pelo excesso de uso e falta...
Santa Casa busca parceria para custear melhorias nas instalações da Oncologia
Projeto para captação de recursos foi apresentado à vereadora Juliana Damus Referência em alta complexidade para 18...

Pin It on Pinterest