Início | Diversos | Vereadora quer garantia de que todos os hospitais e maternidades façam o teste de orelhinha

Vereadora quer garantia de que todos os hospitais e maternidades façam o teste de orelhinha

05/10/2010 | Diversos

Por Laís Françoso

Conhecido como “Teste da Orelhinha”, o exame que detecta deficiências auditivas em crianças recém-nascidas, não vem sendo realizado em todos os estabelecimentos de saúde da cidade. Novamente, a autora da lei, Juliana Andrião Damus (PP), está encaminhando o pedido para regulamentação. Além de melhorias no procedimento do teste, serão discutidas possíveis penalidades àqueles que descumprirem o que procede na lei 5.850, de 03 de julho de 2002, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de triagem auditiva neonatal, nas maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres da cidade.

A real designação para o popular “Teste da Orelhinha” é “Exame de Emissões Otoacústicas”, sendo o mais recente método para identificação de perdas auditivas em recém-nascidos. A avaliação é rápida e fundamental para toda a vida da pessoa. Este exame existe desde os anos 90, mas até hoje poucas maternidades públicas brasileiras o realizam, mesmo com a vigência de leis dispondo sobre a obrigatoriedade.

O teste demora de 5 a 10 minutos, não tem qualquer contra-indicação, não acorda nem incomoda o bebê, não exige qualquer tipo de intervenção invasiva – uso de agulhas ou qualquer objeto perfurante – e é absolutamente inócuo.

“O prefeito autorizando a regulamentação, a lei no município terá um caráter mais abrangente em relação à norma federal, pois além do teste, será feito acompanhamento e tratamento nos casos em que os bebês obtiverem resultados positivos”, explica a vereadora Juliana Damus que glorifica Araraquara por ter sido a pioneira quanto à obrigação do Teste de Orelhinha, antes mesmo de a lei federal ser promulgada, em agosto de 2010.

Segundo informações de Renan Lamano, atual responsável pelo Centro Integrado de Saúde Auditiva – CISA -, afirma que externamente eles prestam seus serviços para a Santa Casa de Misericódia da cidade e, para não conveniados ocorre um encaminhamento ao Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce – CEDIP. “Seria de grande ajuda se todos os hospitais e maternidades de Araraquara realizassem o Teste da Orelhinha, assim, tanto crianças quanto especialistas receberiam um resultado rápido”, explica. Juliana ressalta que o Hospital São Paulo foi um dos primeiros locais a realizar o exame, e que ele vem realizando até os dias de hoje.

Desde sua indicação, a parlamentar vem acompanhando os trabalhos do CISA: “O trabalho feito por eles é digno de elogios, mas a regulamentação da lei que torna obrigatório o exame da orelhinha em Araraquara é fundamental, pois os bebês que têm perda auditiva diagnosticada cedo e iniciam o tratamento até os seis meses de idade apresentam desenvolvimento muito próximo ao de uma criança sem deficiência auditiva. Por isso, encaminhei novo requerimento para o Executivo solicitando que a lei seja regulamentada”, ressalta Juliana.

Veja outros artigos

Juliana Damus quer mais segurança em bancos
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) quer saber quantas agências bancárias estão cumprindo a...
Cãoterapia deve começar na Apae no próximo mês
A vereadora Juliana Damus, responsável por articular o projeto, participou de reunião na entidade Na quinta-feira...
Juliana Damus apoia Programa de Homeopatia no Estado
texto: Claudio Dias Com o objetivo de propor, elaborar e promover a implantação de políticas para...
Juliana Damus cobra custos e justificativa de viagem para desfile da Guarda Municipal
Texto: Claudio Dias   Guardas municipais de Araraquara viajaram para Itápolis, no dia 6 de setembro, para...
Juliana Damus busca verbas para investir na Santa Casa e nas vias públicas da cidade
Paula Cardoso A vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se na última semana com o provedor do Hospital da Santa Casa, Dr....
Pessoas de baixa renda já têm o direito a isenção de taxas em concursos públicos
Por Paula Cardoso A isenção de taxas para inscrição em concursos públicos agora...
Juliana Damus visita Casa Caibar com objetivo de buscar apoio financeiro
A vereadora Juliana Damus (PP) visitou a Casa Caibar Schutel na manhã de quarta-feira (16) para conhecer o hospital,...
Reunião com prefeito e pilotos buscando a construção do Kartódromo
A vereadora Juliana Damus, o Prefeito Edinho Silva, alguns pilotos que representam o automobilismo, e funcionários da...
‘Pegadas da Minha Rua’: Projeto aproxima população de patrimônio histórico

Vereadora e autora da lei que visa à preservação do acervo, Juliana Damus participou da atividade

Vereadores do PP pedem a criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência
Juliana Damus e Roger Mendes apresentaram proposta em reunião com o prefeito Edinho Silva Os vereadores do Partido...

Pin It on Pinterest