Início | Honrarias | Câmara homenageia a UNIARA – 50 ANOS com Diploma de Reconhecimento Público

Câmara homenageia a UNIARA – 50 ANOS com Diploma de Reconhecimento Público

31/12/2020 | Diversos, Honrarias

Indicação feita pela vereadora Juliana Damus foi entregue por ela e pelo vereador Jéferson Yashuda

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) e a vereadora Juliana Damus (Progressistas) entregaram no dia 22 de dezembro o Diploma de Reconhecimento Público à Universidade de Araraquara (UNIARA). Em um ato simples, devido à pandemia do novo coronavírus, seguindo os protocolos sanitários, a honraria foi entregue à doutora Cynthia Mauro Piratelli, coordenadora do curso de Medicina, que representou a Reitoria da UNIARA.

A outorga foi conferida pelos 50 anos da UNIARA, por meio do Decreto Legislativo número 1012, de 31 de julho de 2018, por ato da Mesa Diretora da Câmara, presidida à época por Yashuda, por indicação feita pela vereadora Juliana Damus. A história da UNIARA teve início com a criação da Associação São Bento de Ensino, em 1968, com os cursos de Administração Ciências Econômicas, completando seu cinquentenário em 19 de julho de 2018.

Os parlamentares ressaltaram a justa homenagem. “A educação é o melhor caminho para reestruturar o país e a UNIARA, ao longo dessas cinco décadas, tem contribuído de modo indelével para a educação de diversas gerações, sendo hoje uma das Instituições de Ensino Superior mais conceituadas do país”, disse Yashuda.

Ex-aluna da UNIARA, formada em Administração e MBA de Gestão de Projetos, Juliana Damus destacou que 50 anos não é pouca coisa. “São milhares de profissionais formados. A UNIARA faz parte da história de Araraquara e também da minha vida. O crescimento da UNIARA é norteado pela seriedade e comprometimento com a educação de qualidade”, declarou a vereadora.

A doutora Cynthia agradeceu a homenagem da Câmara Municipal de Araraquara. “Me sinto lisonjeada e agradeço muito em nome da Reitoria. A UNIARA tem uma história de vida, de educação na cidade e de parcerias com o município” declarou. Posteriormente, Cynthia levou pessoalmente o Diploma de Reconhecimento Público ao pai dela, o professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, reitor da UNIARA.

UNIARA – 50 anos

Com a criação da Associação São Bento de Ensino – ASBE, em 1968, foi inaugurada uma etapa que transformou o ensino superior de Araraquara e região. Naquele ano, o MEC avalizou a criação da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Araraquara, com os cursos de Administração e Ciências Econômicas. Pouco depois, em 1970, foi autorizada a Faculdade de Direito de Araraquara e, em 1971, a Faculdade de Educação de Araraquara (que em 1974 se transformaria na Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Araraquara). Diante dessa expansão, foi fundada em 1972 a Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara – Fefiara, que passou a congregar as faculdades então existentes.

Em 1997, a instituição conseguiu o seu credenciamento como Centro Universitário, ganhando autonomia para novas perspectivas de crescimento. A UNIARA hoje é referência no ensino superior em nossa região e tem aumentado seu alcance com os mais de 200 cursos de pós-graduação na modalidade de ensino a distância. Em 15 de julho de 2016 o Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, pela Portaria Ministerial nº 612, autorizou o funcionamento da Universidade de Araraquara (UNIARA).

Hoje, a UNIARA é uma das maiores e mais conceituadas instituições de Ensino Superior do país. Oferece 35 cursos de graduação, cinco cursos de mestrado, dois de doutorado, onze cursos de graduação em Ensino à Distância e inúmeros cursos de pós-graduação em Ensino à Distância, abrigando centenas de funcionários e milhares de alunos.

Veja outros artigos

Juliana Damus pede apoio a projeto sobre salva-vidas em espaços públicos
Brasília avalia desde maio o Projeto de Lei de autoria do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que torna...
Sancionada lei que regulamenta calçadas com grama
Proposta foi apresentada pela vereadora Juliana Damus No dia 3 de novembro, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº...
Requerimento defende isenção de IR a idosos e pessoas com Alzheimer
Vereadora Juliana Damus é a autora do documento Lei de 1988 assegura isenção total do Imposto de Renda a aposentados e...
Juliana Damus denuncia falha em edital de concurso do Daae
Por Claudio Dias O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) abriu recentemente edital de concurso prevendo o...
Lançamento do Teste da Orelhinha em recém nascidos
A vereadora Juliana participou do lançamento do "teste da orelhinha", projeto de sua autoria, que agora será realizado...
A Campanha “Desrespeito: não há vagas” será lançada amanhã, sexta feira
Por Paula Cardoso A Campanha de trânsito “Desrespeito: não há vagas” será lançada nesta sexta feira, 16 de agosto, a...
Nova lei facilita processo de isenção de taxa para concursos públicos municipais
Na manhã de quinta-feira (30), o Prefeito Edinho Silva (PT) promulgou a alteração da lei 8.008 de 2013, de autoria da...
Trabalho acadêmico sobre o Arquivo Histórico da Câmara agora faz parte do mesmo arquivo
Por Chico de Assis Um trabalho acadêmico apresentado por uma aluna de Jornalismo, que já havia merecido destaque no...
Normas para proibir a comercialização e uso do cerol
Na Audiência Pública do Orçamento do Estado para 2006 a vereadora Juliana Damus aproveitou a vinda do Deputado Edmir...
Juliana Damus: Prefeitura não cede documentos e MP abre investigação sobre recursos das ambulâncias
Por Cláudio Dias A demora e a ausência de informações a serem prestadas pela Prefeitura de Araraquara sobre atos...

Pin It on Pinterest