Início | Honrarias | Câmara homenageia a UNIARA – 50 ANOS com Diploma de Reconhecimento Público

Câmara homenageia a UNIARA – 50 ANOS com Diploma de Reconhecimento Público

31/12/2020 | Diversos, Honrarias

Indicação feita pela vereadora Juliana Damus foi entregue por ela e pelo vereador Jéferson Yashuda

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) e a vereadora Juliana Damus (Progressistas) entregaram no dia 22 de dezembro o Diploma de Reconhecimento Público à Universidade de Araraquara (UNIARA). Em um ato simples, devido à pandemia do novo coronavírus, seguindo os protocolos sanitários, a honraria foi entregue à doutora Cynthia Mauro Piratelli, coordenadora do curso de Medicina, que representou a Reitoria da UNIARA.

A outorga foi conferida pelos 50 anos da UNIARA, por meio do Decreto Legislativo número 1012, de 31 de julho de 2018, por ato da Mesa Diretora da Câmara, presidida à época por Yashuda, por indicação feita pela vereadora Juliana Damus. A história da UNIARA teve início com a criação da Associação São Bento de Ensino, em 1968, com os cursos de Administração Ciências Econômicas, completando seu cinquentenário em 19 de julho de 2018.

Os parlamentares ressaltaram a justa homenagem. “A educação é o melhor caminho para reestruturar o país e a UNIARA, ao longo dessas cinco décadas, tem contribuído de modo indelével para a educação de diversas gerações, sendo hoje uma das Instituições de Ensino Superior mais conceituadas do país”, disse Yashuda.

Ex-aluna da UNIARA, formada em Administração e MBA de Gestão de Projetos, Juliana Damus destacou que 50 anos não é pouca coisa. “São milhares de profissionais formados. A UNIARA faz parte da história de Araraquara e também da minha vida. O crescimento da UNIARA é norteado pela seriedade e comprometimento com a educação de qualidade”, declarou a vereadora.

A doutora Cynthia agradeceu a homenagem da Câmara Municipal de Araraquara. “Me sinto lisonjeada e agradeço muito em nome da Reitoria. A UNIARA tem uma história de vida, de educação na cidade e de parcerias com o município” declarou. Posteriormente, Cynthia levou pessoalmente o Diploma de Reconhecimento Público ao pai dela, o professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, reitor da UNIARA.

UNIARA – 50 anos

Com a criação da Associação São Bento de Ensino – ASBE, em 1968, foi inaugurada uma etapa que transformou o ensino superior de Araraquara e região. Naquele ano, o MEC avalizou a criação da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Araraquara, com os cursos de Administração e Ciências Econômicas. Pouco depois, em 1970, foi autorizada a Faculdade de Direito de Araraquara e, em 1971, a Faculdade de Educação de Araraquara (que em 1974 se transformaria na Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Araraquara). Diante dessa expansão, foi fundada em 1972 a Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara – Fefiara, que passou a congregar as faculdades então existentes.

Em 1997, a instituição conseguiu o seu credenciamento como Centro Universitário, ganhando autonomia para novas perspectivas de crescimento. A UNIARA hoje é referência no ensino superior em nossa região e tem aumentado seu alcance com os mais de 200 cursos de pós-graduação na modalidade de ensino a distância. Em 15 de julho de 2016 o Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, pela Portaria Ministerial nº 612, autorizou o funcionamento da Universidade de Araraquara (UNIARA).

Hoje, a UNIARA é uma das maiores e mais conceituadas instituições de Ensino Superior do país. Oferece 35 cursos de graduação, cinco cursos de mestrado, dois de doutorado, onze cursos de graduação em Ensino à Distância e inúmeros cursos de pós-graduação em Ensino à Distância, abrigando centenas de funcionários e milhares de alunos.

Veja outros artigos

Juliana quer que máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia sejam transformadas em micros
Por Hamilton G. P. Mendes A vereadora Juliana Damus (PP) está enviando uma indicação ao prefeito...
Juliana cobra regulamentação de lei para realização de triagens auditivas no município
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) está encaminhando requerimento ao Executivo solicitando...
Natal araraquarense é tema de encontro na Câmara Municipal
Araraquara poderá ter decoração natalina exclusiva este ano, ao menos no que depender dos esforços da vereadora...
Banco de Lajes de Arenito da Formação Botucatu é instituído no município
Alteração na Lei nº 9.503, de autoria da vereadora Juliana Damus, propiciou a criação do banco Em 2019, foi aprovada a...
Projeto de lei prevê isenção de Área Azul a pacientes com câncer
Propositura atende à solicitação da vereadora Juliana Damus Todos os pacientes em tratamento oncológico de Araraquara...
Entrevista ao jornal Tribuna Impressa
Por Fernanda Manécolo A vereadora Juliana Damus (PP) segue para o seu terceiro mandato no Legislativo. Em...
Juliana Damus sugere que comida vegetariana também seja incluída na merenda escolar
Texto: Cláudio Dias A comida vegetariana há tempos virou uma alternativa da população que...
Visita da atleta que conquistou medalha de ouro no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu
A atleta Lívia Renata dos Santos ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal para falar de sua conquista...
Confere o título de “Cidadão Araraquarense”, ao Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo WAGNER TADEU SILVA PRADO
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 034/06. Fica conferido, nos termos do artigo 287, parágrafo...
Regularização da situação jurídica no Bairro Igaçaba
Desde outubro de 2005 a vereadora Juliana Damus intermediou várias reuniões com o jurídico da Prefeitura Municipal e...

Pin It on Pinterest