Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Araraquara já tem protocolo de atendimento aos animais

Araraquara já tem protocolo de atendimento aos animais

18/10/2012 | Defesa de Animais

Por Francisco de Assis Bergamin

A vereadora Juliana Damus (PP) recebeu na reunião do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (Comdedia), o texto do Protocolo de Atendimento do Centro de Proteção a Animais Domésticos em Araraquara.  A reunião ocorreu nesta quarta-feira, dia 17, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Os integrantes do Comdedia fizeram uma análise e discussão do conteúdo. A medida é um procedimento a ser adotado pelo setor, e foi aprovada pelos conselheiros e já passa a ser aplicada imediatamente.

“A implantação deste protocolo significa um grande avanço na política pública de cuidados e proteção aos animais domésticos em Araraquara”, ressaltou Juliana. A medida aborda de forma ampla os procedimentos de acolhimento, identificação, avaliação das condições de saúde, denúncia, tratamento e adoção dos animais. “A cidade deixa de usar medidas paliativas e temporárias e passa a ter uma política pública com critérios uniformes e bem definidos, desde o resgate dos animais até o encaminhamento para adoção”, afirmou José dos Reis Santos Filho, Secretário Municipal do Meio Ambiente e Presidente do Conselho.

Carroceiros

Na reunião, Juliana Damus apresentou proposta para a retomada do programa de política pública para o ordenamento do serviço de carroceiros na cidade de Araraquara. A lei que regula a atuação dos serviços com tração animal na cidade é de autoria de Juliana Damus, aprovada primeiramente no ano de 2002, revogada por novo texto aprovado em 2004 e aplicada no ano de 2006.

Na ocasião, 58 carroceiros participaram do programa de identificação das pessoas que prestam serviços com veículos de tração animal com colação de chips nos animais; vistoria, emplacamento e sinalização refletiva das carroças, cadastramento dos animais, além de apresentação de informações sobre procedimentos de trânsito, transporte de carga, lixo e entulho, de acordo com o Código Municipal de Posturas, e a verificação das condições higiênico-sanitárias do local onde são guardados os animais.

Entretanto, além de o programa não ter alcançado todas as pessoas e animais, não foi mais aplicado, e deixou de haver controle sobre a atuação destes prestadores de serviço. “O programa é uma proteção para as pessoas que atuam no setor e seus animais, garantindo que possam continuar trabalhando, mesmo numa sociedade que passa por diversas transformações. É uma proteção social para este grupo de pessoas, proteção ao meio ambiente e segurança no transito para a população em geral e os próprios carroceiros”, destacou Juliana. O assunto será retomado na próxima reunião, quando serão elencadas as ações necessárias para a aplicação desta lei.

Veja outros artigos

Conselho de defesa dos animais tem primeira reunião
Por Chico de Assis Os conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Animais, recentemente empossados pelo prefeito...
Castramóvel é realidade em Araraquara
Emenda para aquisição de unidade móvel de serviços veterinários foi viabilizada por indicação da vereadora Juliana...
Juliana Damus quer informações de produtos com origem animal nas embalagens
Por Cláudio Dias Tramitam na Câmara dos Deputados, em Brasília, cinco projetos ligados a obrigatoriedade de...
Juliana Damus participa de reunião do Conselho de Defesa dos Animais
Por José Ângelo Santilli A vereadora Juliana Damus (PP) participou da primeira reunião deste ano do Conselho Municipal...
Posse na diretoria da Sociedade Paulista de Cães Pastores Alemães
A vereadora Juliana Damus sempre preocupada com as questões que envolvem a proteção dos animais,...
Juliana Damus busca verbas para Creche e castração de animais
Por Paula Cardoso Preocupada com a situação financeira que a creche do Carmo se encontra, uma pessoa procurou a...
Ambulatório Veterinário no Pinheirinho precisa de ampliação do espaço
A vereadora Juliana Damus tem conversado com secretárias municipais sobre recursos para ampliar as instalações do...
Acabar com a rotulagem dos transgênicos é um retrocesso, diz Juliana Damus
Por Cláudio Dias Considerando a polêmica envolvendo o Projeto de Lei n° 4148/2008, do deputado federal Luis Carlos...
Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar
Em fevereiro deste ano, foi aprovada a proibição da soltura de fogos de artifício ruidosos que excedam os limites de...
Juliana espera ansiosa a implantação da Lei e do Protocolo de Atendimento aos animais
Por Paula Cardoso Comdedia define em reunião um cronograma de atividades para dar inicio as ações de proteção aos...

Pin It on Pinterest