Por Luis Fernando Laranjeira
Com o objetivo de ampliar a legislação municipal de defesa dos animais foi criada na terça-feira, 27 de março, uma comissão para elaborar projeto de lei visando punir com mais rigor os maus tratos, estimular a posse responsável e aumentar a cooperação entre a Gerência de Saúde Animal e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A comissão será composta por representantes da Câmara Municipal; das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Comunicação; da Associação Araraquarense de Proteção aos Animais e SOS Animais; e, da Associação Municipal dos Veterinários. A vereadora Juliana Damus (PP) já havia entregue a minuta de um projeto ao Conselho de Defesa dos Animais.
Juliana, que deverá ser a representante do Poder Legislativo na comissão, afirma que “queremos criar condições para que quem tem animais em casa garanta espaço adequado, tenha cuidados com a higiene e cuide de seus bichinhos de modo que os vizinhos, entre outras questões”.
Na opinião de Juliana Damus, a reunião “foi positiva”. Ela destaca que “conseguimos levantar uma série de problemas e discutir alternativas para solucioná-los”. Para a vereadora, “o prefeito Marcelo Barbieri demonstrou interesse em encontrar soluções e espero que cada vez mais tenhamos ações concretas em defesa de nossos animais”.