Por Carlos de Paula
Araraquara conta com aproximadamente 525 carroceiros, muitos destes atuando de forma ilegal, sem documentação necessária exigida pela Prefeitura ou curso de capacitação. Visando corrigir esta falha aconteceu nesta semana no Paço Municipal, reunião organizada pela vereadora Juliana Andrião Damus (PP) em conjunto com as secretarias de Governo, Meio Ambiente, Trânsito, Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos, Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE e Centro de Zoonoses, para formulação de um Dia D para atualização cadastral e palestras para orientação do trabalho desempenhado pelos carroceiros.
Além das pinturas, colocação de placas, avaliação do estado de saúde dos animais e formulação do cadastro destes trabalhadores junto a Secretaria de Trânsito e a Prefeitura, o grupo organizador do evento pretende ainda implantar chips nos cavalos, para facilitar o acompanhamento de saúde e localização. Todas as informações ficarão disponíveis numa central no Centro de Zoonoses no parque Pinheirinho. Neste mesmo dia será apresentado um projeto de cursos de qualificação profissional para os carroceiros, como de poda de árvore e servente de pedreiros. O Centro de Atendimento ao Trabalhador – CEAT ficará responsável pela elaboração e execução.
Outro assunto importante em pauta foi o despejo dos entulhos em locais clandestinos, em terrenos baldios na periferia, enquanto na cidade existem seis bolsões mantidos pelo município distribuídos em pontos estratégicos. “Estamos pensando neste Dia D por vários aspectos, mas com a aplicação da lei tentarmos combater este descarte irregular de entulhos e restos de podas de árvores que ultimamente encontramos com facilidade em alguns bairros de Araraquara. Uma de nossas palestras pretende fazer essa conscientização ambiental para diminuirmos o problema”, destaca Juliana.
A vereadora lembrou que a lei prevendo o emplacamento de carroças foi apresentada em 2002 e discutida com vários membros, chegando a uma proposta que pudesse atender da melhor maneira possível todos os envolvidos. “A elaboração da proposta contou com a participação de diversos setores que estão diretamente envolvidos com a atividade dos carroceiros, e precisamos colocar em prática o que seu texto prevê”, justifica a parlamentar.
Na primeira etapa, em 2004, foram emplacadas na cidade cerca de 60 carroças. Ao mesmo tempo houveram cursos de saúde animal, trânsito e meioambiente, formato que deverá ser utilizado nesta campanha. “Este tipo de campanha para educação e qualificação pretendemos realizar anualmente para reciclagem, acompanhamento e vistoria de segurança de carroças em Araraquara”, argumenta vereadora Juliana Damus. O evento está marcado para ocorrer no Centro da Juventude que fica no Parque Pinheirinho, em 8 de maio das 8h às 17h.