Por Andreza Palanca
Na tarde de quarta-feira, 11 de abril estiveram em reunião na Biblioteca Municipal de Araraquara, a Comissão de Proteção aos Animais, representada pela vereadora e vice-presidente da Câmara, Juliana Damus (PP), o veterinário Alexandre Rizo, o sociólogo José dos Reis Santos Filho, Feiz Mattar Coordenador da Vigilância em Saúde, Betty Roedel Peixoto, do SOS Melhor Amigo, Adriana Colombo, representando o Departamento Jurídico da Prefeitura e Fernanda Cavvichia, Secretária da Comunicação.
A discussão girou em torno da criação de um protocolo de atendimento aos animais encontrados em situação de abandono, além da posse responsável, do cuidador responsável e da chipagem de todos os animais, a fim de identifica-los.
Segundo Juliana, desde o lamentável episódio com um cachorro, vitima de eutanásia em Araraquara, ações positivas têm ocorrido buscando por mudanças significativas de conscientização e comportamento da população e profissionais da área, como o Centro de Zoonoses e a Gerência de Saúde Animal. Na verdade, os assuntos já estavam sendo tratados e o recente episódio serviu para acelerar o processo.
O veterinário Alexandre Rizo diz que nunca foi feito tanto pelos animais como nesse governo e, embora ainda haja muito que ser feito, o Prefeito já determinou a construção de um abrigo para esses animais em situação
de abandono e atenção. Os recursos virão de uma emenda ao orçamento feita pela vereadora Juliana Damus.
Para o sociólogo Reis, a prefeitura ainda não está estruturada para o desafio e afirma que a responsabilidade deve ser compartilhada. Os grupos de proteção tem se mobilizado e dado amplo apoio.
A ideia inicial é a utilização do telefone 0800já existente na Secretaria do Meio Ambiente, que seria a porta de entrada, e funcionaria como uma triagem para o encaminhamento ao departamento responsável do problema apresentado.
A comissão está em trabalho contínuo. O estudo em relação ao protocolo já foi concluído e enviado para apreciação do Conselho. Depois será discutindo o esboço do projeto do cuidador responsável que Juliana apresentou para discussão no Conselho, incorporando outras ideias que surgiram na reunião, para que seja tudo incluído em um único projeto. Um novo encontro deve ser agendado, depois de apresentado o projeto ao Prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) que pode ou não conceder.