Início | Meio Ambiente | Outras Ações | Aprovação do “IPTU Verde” contempla áreas com preservação do meio ambiente

Aprovação do “IPTU Verde” contempla áreas com preservação do meio ambiente

09/12/2009 | Outras Ações

Por José Conde Sobrinho

Projeto de Lei da Prefeitura Municipal e aprovado pela unanimidade de vereadores da Câmara Municipal em reunião realizada no último dia 1º de dezembro, concede descontos no nos preços do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU – para propriedades que conservarem suas áreas arborizadas.

Para a administração municipal, a matéria direcionada à sociedade que tem interesse em que tal fato ocorra a manutenção de espaço verde deve ser contemplada com a criação de mecanismos para a criação de incentivos aos proprietários de tais áreas. Justifica-se assim, a isenção parcial da cobrança do referido imposto aos proprietários de áreas que possuam espaços arborizados e queiram assim mantê-los.

Segundo o texto da lei aprovada em plenário e que aguarda apenas a sanção do prefeito municipal para sua completa validade, o valor total de isenção a ser concedido em um exercício limita-se a 0,5% da receita total do IPTU do exercício anterior. A isenção abrange áreas com um mínimo de 2 mil metros quadrados e áreas declaradas de preservação permanente e definidas pelo código florestal.

Percentual de Área

Arborizada na Propriedade         Percentual de isenção do IPTU
Acima de 30% até 45%              10%
Acima de 45% até 80%              20%
Acima de 80%                           40%

A concessão da isenção de que trata a lei fica condicionada à apresentação de requerimento pelo proprietário do imóvel até 31 de julho do exercício anterior ao da concessão de isenção, além do enquadramento da propriedade na classe de isenção requerida, condições de manutenção da área arborizada, despacho decisório da secretaria da Fazenda e requerida anualmente. Para o exercício de 2010, o requerimento da isenção de que trata a lei, deverá ser apresentado à secretaria municipal do Meio Ambiente até 30 de abril do mesmo exercício, sem prejuízo da apresentação, até 31 de julho de 2010, do requerimento deisenção para o exercício seguinte.

Quem aplaudiu e votou em plenário a favor do projeto que trata do “IPTU Verde” foi a vereadora Juliana Damus (PP), que em junho de 2006, já discutia com a antiga administração, questões ligadas à implantação do então “IPTU Ecológico”. Naquela oportunidade – lembra a vereadora – “a minha proposição apresentada foi aceita, principalmente pelo então prefeito, que reconheceu no projeto, a possibilidade de receber parte das dívidas contraídas pelos munícipes em relação ao IPTU e incentivar a população a cuidar do meio ambiente”, esclarece.

Na mesma época, decorridos alguns meses, a vereadora Juliana Damus foi surpreendida com a intenção do DAAE em implantar o “IPTU Ecológico”, fato que não se consumou. Um outro aspecto lembrado pela vereadora foi o agendamento de reunião no Paço Municipal oportunidade que o Poder Executivo apresentaria um levantamento das áreas que seriam beneficiadas com a implementação Ecológico.  Tal reunião nunca foi realizada. “Finalmente agora – reitera Damus – ainda que com outra denominação, o projeto envolvendo o IPTU de maneira ecológica foi aprovado”, comemora.

Veja outros artigos

Participação no evento “Caminhando Sobre as Águas”
A ONG Amanari promoveu o evento "Caminhando Sobre as Águas", no córrego do Marivan, que contou com a presença de...
Recomposição da vegetação da Chácara Flora
Sem receber resposta ou posicionamento da Prefeitura sobre as questões que envolvem a...
Moradores da Chácara Flora pedem atenção do Daae para problemas ambientais na região
Paula Cardoso Representantes da Associação dos Moradores da Chácara Flora (AMAR – Flora) reuniram-se na tarde de sexta...
Juliana participa de plantio de frutíferas no Bela Vista
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) participou na terça-feira, 06, do plantio de árvores...
Juliana Damus pede fiscalização para carros com som alto de propagandas
Por Paula Cardoso Após inúmeras reclamações ligadas a propagandas feitas com o uso de carros circulando com o som...
Plantio de mudas frutíferas e nativas às margens do Córrego Caixa D’Água
Com a presença de alunos e monitores educacionais da 7ª série do Sesi e integrantes da...
Juliana busca implantação do “Verde que Alimenta”
Por Adriana Silva A vereadora Juliana Damus (sem partido) participou nesta sexta-feira, dia 26, na sede da Secretaria...
Juliana Damus comemora a aprovação de 10 emendas de sua autoria
Por José Conde Sobrinho Quando aprovado em plenário, o projeto do Executivo que dispõe sobre a LDO (Lei de Diretrizes...
Mapeamento das áreas que podem ser beneficiadas pela implantação do IPTU ecológico
A vereadora Juliana Damus solicitou através de requerimento o mapeamento das áreas que podem ser...
Reunião com Executivo para discutir o IPTU Ecológico
Juliana Damus está em discussão com representantes do poder Executivo para a implementação...

Pin It on Pinterest