Início | Meio Ambiente | Outras Ações | Câmara adere ao movimento mundial “Hora do Planeta 2009”

Câmara adere ao movimento mundial “Hora do Planeta 2009”

01/04/2009 | Outras Ações

Por Hamilton G. P. Mendes

A Câmara Municipal de Araraquara aderiu ao movimento mundial “Hora do Planeta 2009”, acontecido no sábado, dia 28, quando as luzes do Palacete Carlos Alberto Manço foram apagadas por sessenta minutos (das 20h30 às 21h30). No mesmo dia, a Prefeitura Municipal também determinou que fossem apagadas as luzes do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), da Casa da Cultura, Palacete Esplanada das Rosas, da Praça da Santa Cruz (entre ruas 2 e 3) e do Paço Municipal. Tudo, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre as questões ambientais.

A determinação para que o legislativo aderisse ao movimento se deu a partir de uma solicitação encaminhada pela vereadora Juliana Damus (PP), ao presidente da casa. A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.

O gesto simples de apagar as luzes por uma hora se realizou em vários lugares do planeta. A Campanha, conhecida mundialmente, foi promovida pela primeira vez no Brasil pela WWF-Brasil, uma organização não-governamental que integra a maior rede mundial de conservação da natureza. A expectativa é que mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo possam aderir à Campanha.

Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

A iniciativa da vereadora não se limitou a integrar a Câmara Municipal no movimento, mas também a convidar centenas de araraquarenses, além de outras tantas autoridades e conhecidos de diversas cidades do estado a participarem.

Veja outros artigos

Plantio de árvores na Represa da Chácara Flora
Numa atitude que visa minorar o estado em que se encontra a região, a vereadora Damus, em conjunto com as...
Juliana Damus pede participação de Câmara e Prefeitura na “Hora do Planeta 2011”
Por Laís Françoso No próximo dia 26 de março, entre às 20h30 e 21h30, será...
Aprovação do “IPTU Verde” contempla áreas com preservação do meio ambiente
Por José Conde Sobrinho Projeto de Lei da Prefeitura Municipal e aprovado pela unanimidade de vereadores da...
Programa “Verde que Alimenta” leva mudas de árvores para escola do Jardim Paraíso
Por Gabriela Pontieri/ Adriana Silva A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) participou na manhã desta quinta-feira,...
Degradação da nascente do Córrego Caixa D
A desconfiguração e degradação da nascente do Córrego Caixa D'Água, do...
Alertados pela direção da ADPM, Juliana e Secretário do Meio Ambiente visitam área que vem sendo desmatada por moradores
Por Hamilton G. P. Mendes O risco de degradação de uma grande área de mata virgem situada nos fundos da sede da...
Implantação de bolsões de entulhos
A vereadora Juliana Damus encaminhou ao Prefeito indicação solicitando que sejam destinadas áreas...
Vereadora discute reaproveitamento de caça-níqueis apreendidas e reciclagem de materiais através da coleta de óleo
Por Maria Luzia Rosato A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) reuniu-se na manhã de segunda-feira, dia...
Juliana quer análise de água da represa do Pinheirinho
Por Renê Gardim   Depois de receber diversas reclamações e ter, desde 2007, solicitado...
Juliana Damus destaca adesão da Câmara e Prefeitura à Hora do Planeta 2012
Por Luis Fernando Laranjeira Vereadora lembra que em 2011 mais de 1 bilhão de pessoas apagaram as luzes em todo o...

Pin It on Pinterest