Por Chico de Assis
Em março de 2010, o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30, diversos monumentos e locais simbólicos do país serão apagados por uma hora para mostrar a nossa preocupação com o aquecimento global.
A Hora do Planeta é uma campanha mundial da rede WWF que pretende envolver 1 bilhão de pessoas em todo o planeta. No Brasil, o apagar das luzes representa um sinal claro aos governos de que a população quer o fim do desmatamento, responsável por mais de 70% das emissões de gases de efeito estufa do país.
Empresas, escolas, igrejas ou qualquer outro tipo de organização pode participar apagando as luzes das suas instalações apoiando a Hora do Planeta. Até o momento 20 capitais de estado já aderiram ao movimento, além de um grande número de cidades brasileiras.
Para simbolizar a preocupação com o meio ambiente, a vereadora Juliana Andrião Damus (PP) solicitou ao presidente da Câmara, e para o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), que as sedes dos dois poderes se unam a esse movimento global apagando as luzes. “Com esse gesto simples, manifestaremos a nossa preocupação com o aquecimento global e a importância de conservar os nossos ecossistemas agindo com ações positivas que visam a proteção do meio-ambiente”, discorreu Juliana.
Todos podem se juntar ao movimento. Entre neste link e se junte ao movimento e neste sábado, dia 27, das 20h30 às 21h30, apague as luzes do local onde você estiver.