Por Maria Luiza e Chico de Assis
Uma das reclamações recorrentes da população de Araraquara é sobre as condições das árvores que margeiam as calçadas e ruas da cidade. Muitas delas estão tomadas por cupins, e cada vez mais fragilizadas, passam a ter risco de queda.
As árvores ficariam enfraquecidas e em condições de serem tomadas pelos cupins toda vez que sofressem podas drásticas, praticadas deliberadamente pela população, ou pelo próprio poder público em épocas anteriores.
Para evitar o agravamento do problema a vereadora Juliana Andrião Damus (PP) solicitou ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) providências visando a implantação de novas estratégias para o serviço de poda de árvores na cidade.
A solicitação de estudo requisitado na indicação encaminhada ao prefeito tem o intuito de dar a qualificação adequada às pessoas interessadas para a prestação deste serviço. Seria criado também um cadastro com as pessoas autorizadas e credenciadas no projeto.
Raízes profundas que quebram calçadas e galhos que danificam a fiação, entre outros, compõem o rol de reclamações. No município a demanda existente para a realização do serviço de poda é muito grande e é prestado exclusivamente pela Prefeitura, mesmo assim a poda irregular acontece com muita freqüência.
Para Juliana, treinar e autorizar algumas pessoas a prestarem o serviço de poda vai agilizar a prestação do serviço na cidade. “A prefeitura não tem condições de atender a toda a demanda, e já é sabido que a poda drástica acaba com a saúde da árvore que vira alimento fácil para o cupim. Criar este programa seria atender a demanda e aliviar a pressão sobre a prefeitura”, afirma Juliana Damus.
Na terça-feira, dia 25, durante a inauguração da Secretaria do Meio Ambiente, o prefeito Marcelo Barbieri afirmou em discurso que atualmente constata-se que 40 mil árvores em Araraquara estão com cupins e precisam de cuidados urgentes para a solução do problema.