Por Gabriela Pontieri
A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) participou na terça-feira, 06, do plantio de árvores frutíferas no EMEF do Campo “Hermínio Pagotto”, no Assentamento Bela Vista, inserido no projeto Verde Que Alimenta, de iniciativa da parlamentar.
O evento teve início com apresentação dos alunos da escola, simbolizando a acolhida, logo depois foi realizado o plantio de árvores de varias espécies, entre elas ameixa, acerola, cajamanga, jenipapo, tamarindo, entre outras, doadas pela Coordenadoria do Meio Ambiente.
O plantio das árvores faz parte do projeto de iniciativa da vereadora e tem como objetivo incentivar a formação de pomares nos bairros do município. A proposta é educar os alunos da rede pública municipal de ensino para o respeito ao meio ambiente e contribuir para o enriquecimento do cardápio escolar com o consumo das frutas colhidas no programa.
Juliana lembra que o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal no ano de 2002 e regulamentado pela Prefeitura em 2003, mas só agora começou a ser realizado. Inicialmente foram escolhidas quatro escolas e os professores participaram do curso de formação do Programa Verde que Alimenta. “Este é um sonho e parte dele se torna realidade. Nesmo com atraso, fico feliz em poder levar este projeto adiante, mostrando assim a importância das frutas não só na alimentação, mas na formação das crianças, que aprendem desde cedo a importância do contato com a natureza”, disse.
Para a diretora da escola, Adriana Maria Lopes Morales Caravieri, o plantio das árvores frutíferas é um grande incentivo às crianças na preservação do meio ambiente. “Fico muito grata por poder participar e colaborar com este projeto, pois é no nosso dia- a -dia e nas pequenas iniciativas que poderemos ajudar a preservar a natureza e a nos alimentar saudavelmente”, ressalta.
Também participaram do evento Carlos Alberto Pereira, coordenador executivo da Secretária da Educação; Jair Messias Gonçalves, coordenador do Meio Ambiente, e a coordenadora da Sala Verde Darci Ribeiro, Valéria Braga.