Por Patrícia Menezes
O encontro, realizado para alunos do curso de farmácia bioquímica da UNESP (Universidade Estadual Paulista) no prédio da instituição abordou uma série de assuntos como os problemas que a saúde municipal enfrenta e o papel do Legislativo Municipal para facilitar o diálogo e aproximar os universitários dos poderes municipais.
Juliana Damus falou sobre as reclamações que recebe na área da saúde em seu gabinete, como problemas com internação e falta de medicamentos, e também incentivou a participação dos alunos no Legislativo. “A Sessão Cidadã é uma ferramenta muito interessante para que os alunos apresentem projetos e os vereadores levem essas ideias ao Executivo. É uma ótima forma de integração”.
Além da parlamentar, compôs a mesa Paulo Inácio da Costa, professor de imunologia; Elizabeth Pizzolitto, professora de microbiologia, ambos docentes da disciplina Políticas Públicas de Saúde no SUS da UNESP; Rosana Nasser, Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde; Márcia Cristina Tamia Ferreira, integrante do Conselho Municipal de Saúde e Izaias Ambrózio da Silva, usuário do SUS e presidente do grupo GASPA que atua no apoio ao portador de HIV.
As dificuldades enfrentadas pelos usuários do SUS e ideias para aproximar UNESP e saúde municipal foram algumas das questões abordadas, além de problemas que toda a sociedade enfrenta com o SUS. O fechamento da UPA da Vila Xavier também foi tratado.
“O convite para a participação da Juliana teve a intenção de unir forças, porque a vereadora trabalha uma parte muito prática e o nosso trabalho aqui na UNESP é acadêmico. Essa busca foi muito interessante e proveitosa”, ressaltou Elisabeth Pizzolito.
A estudante do quinto ano de farmácia e bioquímica Andressa Baggio viu no encontro uma boa oportunidade de aprendizado. “Foi a primeira vez que a UNESP realizou uma mesa redonda assim e que promoveu uma aproximação maior tanto do Conselho Municipal quanto do Legislativo com os estudantes. Esse dialogo é muito importante para conseguirmos avanços”.