Por José Conde Sobrinho
Evento festivo marcou as comemorações do 13º Batalhão Policial Militar do Interior (BPMI) que completou na quinta-feira (17), 52 anos de atividades ininterruptas em Araraquara. O fato foi comemorado nas próprias dependências da unidade militar e contou com as presenças de autoridades civis e militares. Foi a oportunidade de conhecer o novo Comandante designado para conduzir a unidade de Araraquara, Tenente Coronel Marcolino, que substitui o Tenente Coronel Lúcio José Gonçalves, que passara para a reserva da PM.
A unidade araraquarense do 13° foi fundada através de decreto assinado pelo Governador do Estado de São Paulo, inicialmente constituindo-se na 4ª Cia Independente, com sede na Avenida José Bonifácio, 710, local onde também estava instalada a Cadeia Pública de Araraquara. A 4ª Cia independente originou-se de um desmembramento do 4° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Bauru.
O 13º BPMI, de acordo com a nova organização da Polícia Militar (lei 616 de 17/12/75), surgiu em decorrência do Decreto 7.289 de 15 de dezembro de 1975, quando foi determinada a sua imediata instalação.
O 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior hoje tem sua sede em área nobre da cidade de Araraquara, na Avenida Jorge Biller Teixeira, 519 – Vila Ferroviária. O BPMI tem uma área física de 22.686 m2, uma área edificada de 4.810 m2. Possui além das instalações administrativas, um stand de tiro coberto, quadra de esportes, oficina de moto mecanização e comunicação, academia de ginástica, auditório destinado à Banda Regimental, unidade integrada de saúde contendo consultório médico e odontológico. Sua área de atuação abrange 19 municípios.