Por Maria Luiza Rosato
O Corpo de Bombeiros de Araraquara recebeu dois veículos novos para atender a toda a população, sendo uma moto para fiscalização e uma UR – Unidade de Resgate para emergências. Os veículos foram entregues em solenidade realizada nessa segunda-feira (21) no estacionamento da própria unidade do Corpo de Bombeiros da cidade.
Representando a Câmara Municipal de Araraquara no evento, a vice-presidente, vereadora Juliana Andrião Damus (PP) ressaltou a importância dos equipamentos entregues. Segundo Juliana o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros é de extrema importância para todos, por isso, a cidade não pode ficar sem os equipamentos necessários.
Também articuladora política do programa “Fumabom” – Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros, Juliana Damus, disse no evento sobre a finalidade proposta, que no caso, trata de recursos para aquisição de bens, viaturas, equipamentos, materiais, construções e despesas com serviços e pessoal necessário para o desempenho das atividades dos bombeiros. O projeto indicado pela vereadora é totalmente vinculado a Secretaria Municipal da Fazenda.
“Ter uma boa relação entre Câmara Municipal e Corpo de Bombeiros é muito importante para a nossa cidade. O vereador Elias Chediek (PMBD) é autor de uma lei que estabelece que no dia 2 de julho seja comemorado o Dia Municipal do Corpo de Bombeiros, além de ter conseguido uma emenda com o Governo do Estado para compra de carro bomba”, afirmou Juliana. A verba para a compra dos veículos entregues na solenidade foi de mais de R$ 120 mil.
Juliana também ressaltou sobre o trabalho que vem sendo feito pelo prefeito para na cidade, principalmente sobre os investimentos aplicados no Corpo de Bombeiros. O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) disse no evento que Elias Chediek já avia conseguido anteriormente uma verba de 240 mil reais para a compra de um carro bomba, que já pertence à corporação, mas ele afirmou que pretende até o final deste ano conseguir mais um carro bomba para cidade.
Barbieri chegou até comentar com os parlamentares presentes que irá encaminhar a Câmara ainda neste ano para a votação, um remanejamento de verba para que possa equipar um novo carro bomba. Um carro no valor de 50 mil também está previsto no orçamento para melhor atender as necessidades dos bombeiros.
O prefeito também ressaltou que pretende que a sede do batalhão venha para Araraquara e que se desmembre da cidade de Ribeirão Preto, porque os investimentos feitos pela cidade são muito maiores, girando em torno de 500 mil reais. Para Barbieri outro ponto relevante para a vinda de um batalhão é a localização da cidade, privilegiada por estar na região central do estado de São Paulo, podendo assim atender a toda a região com muito mais facilidade.
No evento estiveram presentes os vereadores Elias Chediek (PMDB), Lucas Grecco (PMDB), Tenente Santana (PSDB), o vereador/secretário da agricultura, Ronaldo Napeloso (DEM), o Tenente Coronel Jovelino Barbosa Vila Filho, comandante do 9º grupamento de bombeiros, o Capitão Cássio Augusto Amaral, comandante do 3º subgrupamento, o Capitão Alexandre Luis dos Santos, comandante do 2º subgrupamento de bombeiros de Franca, o Tenente Coronel João Alberto Nogueira Júnior, comandante do 3º batalhão da Polícia Rodoviária, o Capitão Márcio Rogério Simplício, comandante da 1º companhia da Polícia Rodoviária, entre outros.
Os meninos que formam o grupo do programa SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania, também atuaram na solenidade. O programa existe e é executado no município desde o ano de 2002.