Início | Cuidados com a Cidade | Juliana Damus busca viabilização do Projeto Praça Solidária

Juliana Damus busca viabilização do Projeto Praça Solidária

24/07/2012 | Cuidados com a Cidade, Idosos, Outras Ações

Por Luis Fernando Laranjeira

A vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se com representantes da Prefeitura e entidades de defesa dos direitos dos idosos para discutir a viabilização do Projeto Praça Solidária em Araraquara. O encontro ocorreu na manhã de terça-feira, 24 de julho, no Paço Municipal.

De acordo com ela, foram discutidos detalhes, como os primeiros locais onde o projeto poderá ser implantado e aspectos jurídicos. “Ainda estamos na fase de estudos, mas, inicialmente, serão cinco praças. Depois, a Prefeitura irá elaborar um projeto de lei a ser votado pela Câmara”, relata.

Os estudos estão sendo conduzidos pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, que deverá implantar o projeto, de Assistência e Desenvolvimento Social, e pelo Fundo Social de Solidariedade, que darão suporte e apoio à inciativa.

Juliana conta que existe a possibilidade de estabelecimento de parceria com uma Organização Não Governamental (ONG) para gerir o Praça Solidária. Em setembro de 2011, ela visitou praças de Matão, onde o projeto foi implantado. “Pretendemos voltar lá para aprofundarmos os estudos e obter algumas informações que poderão nos ajudar a finalizar nosso projeto”.

A parlamentar conta que em Matão, as praças são zeladas por cerca de 44 aposentados que, além de receberem todo o material de jardinagem, como carrinho de mão, tesoura de cortar grama,  luva,  uniforme, entre outros, também ganham uma ajuda de custo de R$ 120 e o mesmo valor em ticket alimentação.

Dignidade

Cada aposentado assina um contrato de um ano. Para facilitar os cuidados com a praça, essa pessoa quase sempre mora próxima ao local que toma conta. “Além de dar oportunidade a quem tem mais de 65 anos e já se aposentou, o projeto traz de volta a dignidade ao idoso e resgata sua auto-estima”.

Juliana observa que “o objetivo é desenvolver ações sociais e de inclusão para idosos necessitados; o importante é promover integração e bem estar para que essas pessoas tenham oportunidade de voltar ao mercado e sentirem-se úteis novamente”. Para a vereadora, “o Praça Solidária será muito útil para eles”.

Também participaram da reunião Zi Barbieri, presidente do Fundo Social de Solidariedade; Cecília Sambrano, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Charles Bonani, do Orçamento para Todos; Otávio Pião, do Conselho Municipal do Idoso; e, Oriomar Sampaio Carmagnani, Teka, do Centro de Referência do Idoso.

Para Teka, o projeto representa “mais uma política pública destinada para o envelhecimento saudável, ativo; esta é a meta do Município”. Segundo ela, é preciso diferenciar do envelhecimento senil. “Para este, o Município vem trabalhando outras estratégias. O que queremos é a manutenção da saúde de nossos idosos”, afirma.

Veja outros artigos

Fogos de artifício ruidosos podem ser proibidos em nível nacional
Vereadora Juliana Damus manifesta apoio ao projeto Em fevereiro deste ano, a sanção da Lei Complementar nº 899, de...
Trecho da Maurício Galli no Selmi Dei está sendo recapeado
Por Chico de Assis O Jardim Roberto Selmi Dei foi lançado em agosto de 1979 e seus pioneiros moradores chegaram nas...
Juliana comemora instalação de semáforos com focos específicos para pedestres
Por Nathália Maestro A vereadora Juliana Damus (PV) informou que está satisfeita com o atendimento de seu requerimento...
Juliana participa de plantio de frutíferas no Bela Vista
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) participou na terça-feira, 06, do plantio de árvores...
Colocação de torneiras que fecham automaticamente e sensores que controlam o acendimento das lâmpadas
A vereadora Juliana Damus apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias solicitando que a Prefeitura Municipal...
Capinação e limpeza de rios
Juliana Damus, preocupada com a situação de alguns rios da região, encaminhou à Prefeitura uma indicação solicitando a...
Diminuição da distância ente os parquímetros
A vereadora Juliana Damus solicitou, por meio de indicação e emenda a LDO, a diminuição da...
Aprovação do “IPTU Verde” contempla áreas com preservação do meio ambiente
Por José Conde Sobrinho Projeto de Lei da Prefeitura Municipal e aprovado pela unanimidade de vereadores da...
Degradação da nascente do Córrego Caixa D
A desconfiguração e degradação da nascente do Córrego Caixa D'Água, do...
Juliana quer análise de água da represa do Pinheirinho
Por Renê Gardim   Depois de receber diversas reclamações e ter, desde 2007, solicitado...

Pin It on Pinterest