Início | Contra o Cerol | Alunos da Emef Waldemar Saffiotti participam de programa educativo contra o cerol

Alunos da Emef Waldemar Saffiotti participam de programa educativo contra o cerol

06/06/2014 | Contra o Cerol

Por: Paula Cardoso

ju_cerol“Cerol, ‘desbique’ essa ideia”, pediu o eletricista de linha viva, Osvaldo de Oliveira Bessa Junior às crianças da EMEF Prof. Waldemar Saffiotti, do Jardim Cruzeiro do Sul. A fala foi feita durante palestra realizada na sexta feira, 6 de junho, sobre consequências do uso de objetos cortantes nas linhas de pipas, bem como os riscos de brincar com o papagaio próximo a energia elétrica.

Além do eletricista, também deram palestra a vereadora Juliana Damus (PP), o Guarda Municipal Sírio Magalhães e o gerente de negócios da CPFL, Luiz Carlos Valli. Para Juliana, “não deveria existir lei sobre essa brincadeira, que nos remete a infância, mas, infelizmente a prática dela, utilizando materiais cortantes, próximos à energia elétrica, nos obrigou a pensar em um meio de impedir que mortes aconteçam”, frisou.

Bessa lembrou que existem outros tipos de linhas cortantes, como, por exemplo, a linha chilena, vendida clandestinamente em alguns estabelecimentos comerciais de Araraquara. “Esse tipo de linha serve como fio condutor de energia. Há muitos casos de crianças que ao tentar desenroscar pipas da fiação, acabaram sendo eletrocutadas; muitos chegaram a óbito”, explicou.

Maquete – simulador de energia

O eletricista também apresentou aos alunos uma maquete que simula a quantidade de consumo de energia de uma residência, bem como as possibilidades de um curto circuito de energia. “As crianças puderam entender o funcionamento elétrico de uma casa na prática. Mostramos a elas o quanto de energia, por exemplo, um banho de 5 minutos pode consumir; além disso, puderam entender o que fazer no caso de um curto circuito ou uma descarga elétrica”, explicou Bessa.

Participação das crianças

A maquete do simulador de energia chamou a atenção das crianças que participaram com perguntas sobre qual o aparelho eletrônico que mais gasta energia dentro de uma casa; o que pode provocar um curto circuito; quanto tempo uma pessoa fica presa na rede de energia, caso tome choque puxando uma pipa enrolada no fio de energia, e o que pode acontecer com ela; entre outras questões.

O programa já foi realizado em quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) da cidade. Outras sete Emef´s receberão as palestras até 11 de julho, antes do período das férias escolares.

Veja outros artigos

Campanha Contra o Uso de Cerol na Escola Estadual Antonio Joaquim de Carvalho
No período de férias escolares, Juliana Damus e a Guarda Municipal realizaram a Campanha Contra o Uso do Cerol na...
Operação especial apreende pipas e linhas com cerol
Juliana Damus salienta importância da medida Como resultado da reunião liderada pela vereadora Juliana Damus...
Juliana revela que campanha “Pipas com Segurança-2009” terá vídeo educativo mostrando os perigos do uso do cerol
Por Hamilton G. P. Mendes A vereadora Juliana Damus (PP) lançou, em evento realizado na Câmara Municipal, a primeira...
Campanha contra o cerol chega às escolas de Araraquara
Por Maria Luiza Rosato/Laís Françoso Por ser um material de alto risco, principalmente para as crianças, o uso do...
Juliana Damus organiza campanha de orientação e conscientização sobre o uso de cerol
Por: Paula Cardoso e Fernando Stivaletti Uma perigosa mistura de caco de vidro moído aplicados em linhas de...
Juliana Damus mobiliza encontro para acertar detalhes da campanha contra o cerol
Mais um passo foi dado para o lançamento oficial da campanha de conscientização contra o uso e comercialização do...
Campanha Contra o Uso de Cerol na Escola Estadual Dr. João Pires de Camargo
A vereadora visita a Escola Estadual Dep. Leonardo Barbieri e, acompanhada das Policial feminina, Cabo Sônia, orientam...
Campanha Contra o Uso de Cerol na Escola Estadual Waldemar Saffioti
No período de férias escolares, Juliana Damus e a Guarda Municipal realizaram a Campanha Contra o Uso do Cerol na...
Ação contra o cerol apreende 12 carreteis de linhas cortantes, qualifica dois adultos e 9 adolescentes
Operação realizada em um campo de futebol do Vale Verde, na tarde de terça feira (11), entre Policia Militar, Guarda...
Juliana questiona declaração do Comandante da Guarda Municipal
Por José Conde Sobrinho O uso indevido do cerol, fato que continua sendo veiculado pela imprensa local com a...

Pin It on Pinterest