Início | Diversos | Vereadores do PP pedem a criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência

Vereadores do PP pedem a criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência

09/08/2017 | Diversos

Juliana Damus e Roger Mendes apresentaram proposta em reunião com o prefeito Edinho Silva

Os vereadores do Partido Progressista (PP), Juliana Damus e Roger Mendes, reuniram-se com o prefeito Edinho Silva, no fim da semana passada, para reivindicar ainda mais avanços para as pessoas com mobilidade reduzida em Araraquara. Eles apresentaram a sugestão da criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência para somar ao trabalho desenvolvido à Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, coordenada por Elisa dos Santos Rodrigues.

“A Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência vem cumprindo um papel muito importante, que é valorizado com a presença e a atuação da Elisa. Mas, precisamos de outros recursos para incrementar essa atuação; o Fundo pode cumprir esse papel”, enfatizou Juliana.

Segundo Roger, “esta é uma alternativa para que outros avanços ocorram. Tenho conhecimento de algumas cidades que conquistaram muito espaço com a criação do Fundo”. Ele ainda declarou que, “temos um longo caminho pela frente, até chegarmos num ideal, mas espero que o Fundo cumpra uma grande missão que é o de dar visibilidade às necessidades e à luta destas pessoas”.
O prefeito Edinho Silva afirmou ter gostado da sugestão e solicitou aos vereadores a indicação oficial da proposta que já foi protocolada esta semana.

Números

Araraquara, atualmente, conta com uma Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, para pensar ações que atendam o grande número de pessoas com Mobilidade Reduzida, que chegou a 37 mil, em 2010, índice registrado pelo IBGE.

Roger lembra que, “temos um número considerado de pessoas com deficiência, isso não pode ser ignorado. O Fundo irá contribuir para que consigamos meios de financiar a expansão e o aprimoramento contínuo das ações destinadas a promover a inclusão e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência, como a formulação de diretrizes e aprovação de planos, programas, projetos e políticas municipais”.

A vereadora Juliana Damus explica que “a existência do Fundo irá facilitar a captação de recursos junto às instâncias pública e privada. Importante ressaltar, também, que as causas relacionadas às pessoas com deficiência possuem elevado reconhecimento perante a comunidade. Portanto, o Fundo cria condições favoráveis para doações, além do recebimento de valores decorrentes de multas e de ações judiciais”.

Regras

O dinheiro do Fundo pode ser oriundo de transferências e repasses da União, do Estado ou doações, auxílios, legados, contribuições, valores, bem móveis e imóveis, subvenções e transferências que venha a receber de pessoas físicas ou jurídicas, de organismos públicos ou privados, de organizações governamentais ou não governamentais, sejam nacionais ou internacionais.

Os recursos arrecadados serão gerenciados pela Prefeitura, vinculado a um Conselho Municipal, sendo de competência deste a deliberação sobre a aplicação dos recursos em programas, projetos e ações voltados à pessoa com deficiência.

Foto e texto: Paula Cardoso

Veja outros artigos

Vereadores são impedidos de fiscalizar a Central de Monitoramento da GM
Por José Ângelo Santilli Os vereadores Juliana Damus (PP), Donizete Simioni (PT) e Rodrigo Buchechinha (SDD) foram...
Em nova vistoria, vereadores verificam que apenas uma câmera de segurança está em operação
Por José Ângelo Santilli Em nova visita ao Centro de Videomonitoramento, na Arena da Fonte, nessa sexta-feira, dia 6,...
Juliana ressalta trabalho de ONG budista
Por Adriana Silva A vereadora Juliana Damus (PP) apresentou ontem, ao plenário da Câmara Municipal, requerimento...
Juliana Damus apoia Programa de Homeopatia no Estado
texto: Claudio Dias Com o objetivo de propor, elaborar e promover a implantação de políticas para...
Juliana Damus busca verbas para Creche e castração de animais
Por Paula Cardoso Preocupada com a situação financeira que a creche do Carmo se encontra, uma pessoa procurou a...
Seresta a Caminho do Sol deve retornar a Praça Pedro de Toledo
Por Hamilton G. P. Mendes Uma das tradições mais antigas e românticas da cidade, as serestas realizadas na Praça Pedro...
Juliana Damus propõe a extinção do uso de logomarcas de Governos
Por Claudio Dias A cada novo mandato quem assume o Executivo costuma alterar as cores dos prédios públicos, além de...
Juliana pede instalação de Banco de Leite Materno
Por Paula Cardoso Sensibilizada com mães que não produzem leite para recém-nascidos a vereadora...
Juliana Damus articula criação de lei para licença de servidoras que sofreram perda gestacional
Considerando a dor das mulheres que perdem um filho ao longo da gestação, a vereadora Juliana Damus...
‘Pegadas da Minha Rua’: Projeto aproxima população de patrimônio histórico

Vereadora e autora da lei que visa à preservação do acervo, Juliana Damus participou da atividade

Pin It on Pinterest