Início | Diversos | Vereadores do PP pedem a criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência

Vereadores do PP pedem a criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência

09/08/2017 | Diversos

Juliana Damus e Roger Mendes apresentaram proposta em reunião com o prefeito Edinho Silva

Os vereadores do Partido Progressista (PP), Juliana Damus e Roger Mendes, reuniram-se com o prefeito Edinho Silva, no fim da semana passada, para reivindicar ainda mais avanços para as pessoas com mobilidade reduzida em Araraquara. Eles apresentaram a sugestão da criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência para somar ao trabalho desenvolvido à Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, coordenada por Elisa dos Santos Rodrigues.

“A Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência vem cumprindo um papel muito importante, que é valorizado com a presença e a atuação da Elisa. Mas, precisamos de outros recursos para incrementar essa atuação; o Fundo pode cumprir esse papel”, enfatizou Juliana.

Segundo Roger, “esta é uma alternativa para que outros avanços ocorram. Tenho conhecimento de algumas cidades que conquistaram muito espaço com a criação do Fundo”. Ele ainda declarou que, “temos um longo caminho pela frente, até chegarmos num ideal, mas espero que o Fundo cumpra uma grande missão que é o de dar visibilidade às necessidades e à luta destas pessoas”.
O prefeito Edinho Silva afirmou ter gostado da sugestão e solicitou aos vereadores a indicação oficial da proposta que já foi protocolada esta semana.

Números

Araraquara, atualmente, conta com uma Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, para pensar ações que atendam o grande número de pessoas com Mobilidade Reduzida, que chegou a 37 mil, em 2010, índice registrado pelo IBGE.

Roger lembra que, “temos um número considerado de pessoas com deficiência, isso não pode ser ignorado. O Fundo irá contribuir para que consigamos meios de financiar a expansão e o aprimoramento contínuo das ações destinadas a promover a inclusão e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência, como a formulação de diretrizes e aprovação de planos, programas, projetos e políticas municipais”.

A vereadora Juliana Damus explica que “a existência do Fundo irá facilitar a captação de recursos junto às instâncias pública e privada. Importante ressaltar, também, que as causas relacionadas às pessoas com deficiência possuem elevado reconhecimento perante a comunidade. Portanto, o Fundo cria condições favoráveis para doações, além do recebimento de valores decorrentes de multas e de ações judiciais”.

Regras

O dinheiro do Fundo pode ser oriundo de transferências e repasses da União, do Estado ou doações, auxílios, legados, contribuições, valores, bem móveis e imóveis, subvenções e transferências que venha a receber de pessoas físicas ou jurídicas, de organismos públicos ou privados, de organizações governamentais ou não governamentais, sejam nacionais ou internacionais.

Os recursos arrecadados serão gerenciados pela Prefeitura, vinculado a um Conselho Municipal, sendo de competência deste a deliberação sobre a aplicação dos recursos em programas, projetos e ações voltados à pessoa com deficiência.

Foto e texto: Paula Cardoso

Veja outros artigos

Audiência pública com a Secretaria de Assistência Social
Como Presidente da Comissão de Ordem Social, a vereadora Juliana Damus convidou a Secretaria de Assistência Social, a...
Programa de Amparo à Cultura está prestes a sair do papel
Vereadores Juliana Damus e Roger Mendes cobraram efetivação da lei Uma lei de 2003, aprovada pela...
Juliana pede informações sobre revitalização do Pinheirinho
Por Adriana Silva A vereadora Juliana Damus (PP) encaminhou requerimento ao prefeito Edinho Silva (PT) solicitando...
Juliana cobra regulamentação de lei para realização de triagens auditivas no município
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) está encaminhando requerimento ao Executivo solicitando...
Resposta sobre questionamento da precariedade vivida pelos moradores do Jd. São Rafael
Em meados de outubro, a vereadora Juliana Damus (PP), por meio de requerimento, relatou ao Executivo a precariedade...
Câmara aprova emendas em benefício da terceira idade e dos animais
Propostas ao Orçamento de 2021 foram feitas pela vereadora Juliana Damus Na 32ª Sessão Extraordinária, realizada na...
Juliana Damus sugere que Câmara faça campanha de doação de sangue
Texto: Cláudio Dias   Com déficit de 40% em seu estoque e demanda para 16 hospitais da...
Juliana Damus cobra execução do Hino de Araraquara em eventos públicos
Por Cláudio Dias Com a proposta de resgatar os valores morais e cívicos, Araraquara aprovou em 3 de dezembro de 2001,...
Juliana pede condições de igualdade para os candidatos que concorrem a uma vaga em vestibulares
A vereadora Juliana Damus através de requerimento pede condições de igualdade para os candidatos...
Audiência pública deverá discutir violência contra as mulheres
Ideia surgiu nas reuniões do Conselho Municipal da Mulher e foi levada às vereadoras Thainara Faria e Juliana Damus Em...

Pin It on Pinterest