Início | Meio Ambiente | Outras Ações | Vereadora discute reaproveitamento de caça-níqueis apreendidas e reciclagem de materiais através da coleta de óleo

Vereadora discute reaproveitamento de caça-níqueis apreendidas e reciclagem de materiais através da coleta de óleo

16/11/2009 | Outras Ações

Por Maria Luzia Rosato

A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) reuniu-se na manhã de segunda-feira, dia 9, com o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Anuar de Oliveira Lauar e o secretário de educação Antônio Martins de Oliveira, ocasião em que discutiram novas propostas sobre os projetos elaborados pela parlamentar, como a aquela que trata da ilegalidade das máquinas de jogos de azar, conhecidas como “caça-níqueis”, além da Reciclagem de Materiais através da coleta de óleo.

O projeto de “caça-níqueis” já teve experiências colocadas em prática em diversos municípios, como na cidade de Goiânia (GO), onde as máquinas “caça-níqueis” têm o objetivo de serem utilizados na montagem de microcomputadores, inclusive no aproveitamento de madeira que reveste o equipamento para servir de suporte (mesa), destinadas às escolas. As máquinas deverão ser desmontadas para que suas peças possam ser utilizadas como (placa-mãe, estabilizadores, monitores e etc).

O aumento dos computadores irá criar a possibilidade de ampliação do atendimento às necessidades das escolas públicas, no acesso à informática, tanto no ensino dos alunos quanto no atendimento do setor administrativo das escolas.

Para o sucesso do projeto tudo depende da ação conjunta de órgãos do Poder Público, como Poder Executivo e Receita Federal para melhor viabilização. Após visita na Receita Federal a vereadora solicitou ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) que o envio do oficio destinado ao Delegado da Receita Federal, apresentou alguns pontos do projeto, onde solicitava a doação de computadores, componentes de informática e máquinas “caça-níqueis” que estejam disponíveis na delegacia, para que possam ser adaptadas e reaproveitadas nas escolas municipais.

A idéia é que o projeto seja implantado na Secretaria Municipal de Educação, justamente porque visa disponibilizar microcomputadores para todas as crianças matriculadas nos Centros de Educação e Recreação do Município.

Os “caça-níqueis”, por sua vez, têm sua destinação ilegal e não podem ser devolvidas aos seus proprietários. E isso, porque são produtos utilizados em práticas delituosas. Ou seja, quando são apreendidas, tornam-se problemas para o estado, pois precisam de amplo espaço para a sua ocupação.

Já o projeto de reciclagem da vereadora visa que o município desenvolva projeto de coleta de óleo de azeite e cozinha sem ônus, que tem por finalidade a proteção ao meio ambiente, sendo assim deverão arcar com custos para a implantação da coleta, sendo remunerados, devido à venda dos produtos às indústrias ou usinas interessadas.

Quando é finalizada a utilização do óleo pelo usuário, os restos são despejados indiscriminadamente nas redes de esgoto, que na verdade poderiam ser aproveitados para a produção de biodiesel que é um produto renovável e biodegradável, que é aproveitado como alternativa aos combustíveis derivados de petróleo e matéria prima.

O escoamento destes produtos na rede de esgotos causam entupimento nas tubulações e aumentam os custos de tratamento, vinculado ao Poder Público e a população que contem estes gastos.

O projeto terá coleta, além de refletir sobre a proteção do meio ambiente e reciclagem do óleo, pois os produtos devem ter destinação útil, porque deverá constituir um enorme instrumento educativo para conscientização de proteção ao meio ambiente.

Outro fator importante diagnosticado é o potencial econômico da coleta, devido sua geração de emprego e renda, com contratação de pessoas para realização deste serviço. Deve ser realizado também  o trabalho de divulgação na cidade, principalmente nas escolas públicas.

Veja outros artigos

Juliana participa de plantio de frutíferas no Bela Vista
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) participou na terça-feira, 06, do plantio de árvores...
Juliana cobra mapeamento de áreas que serão beneficiadas com o “IPTU Ecológico”
Texto por: Adriana Silva A vereadora Juliana Damus (sem partido) está encaminhando requerimento ao prefeito...
Juliana Damus se reúne com PM e apresenta demandas
Paula Cardoso A vereadora pediu apoio para a realização da “blitz do cerol” nos bairros e a fiscalização de som alto...
Juliana Damus discute implantação do “Boa Praça”
A vereadora Juliana Damus (PP) discutiu, na tarde de quarta feira, 23 de outubro, detalhes da implantação do projeto...
Juliana questiona qualidade da água da represa do Pinheirinho
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Damus (PP) encaminhou requerimento ao Executivo no início de 2007...
Câmara adere ao movimento Hora do Planeta
No próximo sábado (25), prédio do Legislativo apagará todas as suas luzes durante uma hora A Câmara Municipal de...
Restauração Florestal na Flora, é tema de atuação da vereadora Juliana Damus
Por José Conde Sobrinho Aguardando manifestação da administração municipal sobre...
Aprovação do “IPTU Verde” contempla áreas com preservação do meio ambiente
Por José Conde Sobrinho Projeto de Lei da Prefeitura Municipal e aprovado pela unanimidade de vereadores da...
Mapeamento das áreas que podem ser beneficiadas pela implantação do IPTU ecológico
A vereadora Juliana Damus solicitou através de requerimento o mapeamento das áreas que podem ser...
Vereadora discute reaproveitamento de caça-níqueis apreendidas e reciclagem de materiais através da coleta de óleo
Por Maria Luzia Rosato A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) reuniu-se na manhã de segunda-feira, dia...

Pin It on Pinterest