Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Programa de emplacamento de carroças voltará a ser aplicado na cidade

Programa de emplacamento de carroças voltará a ser aplicado na cidade

28/07/2009 | Defesa de Animais

Por Hamilton G. P. Mendes

Instituído pela Lei Municipal nº 6.136/2004, de autoria da vereadora Juliana Damus (PP), o programa que prevê o emplacamento das carroças existentes na cidade entrou efetivamente em operação dois anos depois, em 2006, quando se realizou um mutirão envolvendo os diversos setores da Prefeitura ligados ao assunto, como o Centro de Zoonoses e a Coordenadoria de Trânsito, dentre outros.

Na época, de acordo com registros existentes na Secretaria de Trânsito, a Prefeitura emplacou 165 carroças. O problema, no entanto, é que não houve a continuidade dos trabalhos e até os dias de hoje não se sabe ao certo onde foram parar esses animais. Outra questão envolvendo o emplacamento de carroças na cidade é aquela onde a Prefeitura solicitou, a uma associação ligada ao setor, um levantamento sobre o número de veículos animais existentes em Araraquara.

Tempos depois, a entidade apresentou um relatório onde se dizia que a cidade contava com 500 carroceiros, número muito acima do que se esperava. Logo depois, a associação acabou assumindo a responsabilidade de cadastrar e emplacar as carroças de Araraquara, mas o tempo passou e nunca mais se falou sobre o assunto.

Agora, três anos depois, a vereadora Juliana Damus (PP) tomou a iniciativa de dar ciência do programa a atual administração, chamando a atenção para a necessidade de se recadastrar os carroceiros que ainda operam na cidade. A preocupação de Juliana se justifica, porque na 1ª etapa do programa, em 2006, 115 carroceiros se cadastraram, mas só 50 participaram do curso de um dia, aplicado na sede da Guarda Municipal. “Precisamos fazer um recadastramento dos carroceiros e dos animais existentes na cidade. Só assim saberemos qual o trabalho teremos pela frente”, ressaltou a vereadora.

No programa, os carroceiros recebem informações sobre o Código de Trânsito Brasileiro, sobre os locais onde as carroças não podem trafegar e quanto às obrigações de como tratar seus animais. Tudo isso, além de tomarem ciência quanto às infrações a que estão sujeitos. Além disso, as carroças recebem emplacamento, pintura no varal e adesivos refletivos e o condutor um colete também refletivo.

Reunião

Depois da primeira reunião sobre o assunto que contou com a presença do coordenar do Meio Ambiente, Gene Catanozzi, Juliana agendou uma reunião com o prefeito municipal, Marcelo Barbieri (PMDB), ocasião em que o chefe do Executivo decidiria se o programa deveria ser novamente implantado ou não.

E o encontro aconteceu na sexta-feira (31), na sala de reuniões do 6º andar do Paço Municipal. Estiveram presentes, além do prefeito, Marcelo Barbieri e da vereadora Juliana Damus, o Cel. Carrera, o gestor do Centro de Controle de Zoonoses; Toni Émerson Alves de Souza, a presidente da Associação Araraquarense de Proteção dos Animais, Adriana Matos e o coordenador da Vigilância, Rafael Dosualdo.

Depois de muita discussão, o prefeito Marcelo Barbieri decidiu que o programa será implementado este ano, mas solicitou a todos os setores envolvidos um levantamento completo da realidade do município quanto as carroças, aos carroceiros e aos animais. Marcelo considera fundamental saber quantos veículos com tração animal existem hoje em Araraquara, e sugeriu a realização de um mutirão envolvendo os diversos órgãos da Prefeitura envolvidos no processo, para viabilizar a realização de um recadastramento das carroças que operam na cidade.

“Estou muito satisfeita com os resultados da reunião. Sabemos que o programa é muito importante para a cidade, mas também sabemos que sua aplicação não é uma tarefa simples. O mais importante, porém, é que o prefeito entendeu a profundidade do tema e ‘comprou’ a idéia. O simples fato de se pensar nos mínimos detalhes, como no caso de se fazer um recadastramento antes de implementar o programa, é uma clara demonstração de organização. Tenho certeza que agora tudo vai funcionar direito”, assegurou Juliana.

Veja outros artigos

Posse na diretoria da Sociedade Paulista de Cães Pastores Alemães
A vereadora Juliana Damus sempre preocupada com as questões que envolvem a proteção dos animais,...
Câmara aprova emendas para orçamento 2020
Vereadora Juliana Damus definiu as prioridades Na 25ª Sessão Extraordinária, realizada na terça-feira (3), 10...
COMDEDIA pede normas para regular feirinha de adoção de animais na cidade
Por Francisco de Assis Bergamin A boa vontade que algumas pessoas demonstram em Araraquara no cuidado com animais...
Juliana Damus discute andamento da lei das carroças na Prefeitura
Juliana Damus discute andamento da lei das carroças na Prefeitura Em busca de uma solução para a...
Juliana participa do lançamento do Programa Posse Responsável
Por Elaíse Silva A vereadora Juliana Damus (PP) participou da solenidade de lançamento do Programa Posse Responsável...
Juliana apoia projeto que reforça posse responsável
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) aguarda o envio à Câmara Municipal de projeto de lei da...
Vereadores aprovam Conselho de Defesa dos Animais
Por Chico de Assis A 109ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira no Plenário da...
Marcelo autoriza criação do Conselho de Proteção aos Animais
Por Hamilton G. P. Mendes Agora é oficial, e Araraquara, depois da iniciativa da vereadora Juliana Damus (PP), e do...
Juliana Damus pede que projeto que permite violência contra animais não seja aprovado
Por Maria Luiza Rosato A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) viu aprovado na Sessão Ordinária...
Vice-prefeito e vereadores se reúnem com secretário estadual do Meio Ambiente
Vice-prefeito e vereadores se reúnem com secretário estadual do Meio Ambiente O vice-prefeito e secretário do Trabalho...

Pin It on Pinterest