Por Adriana Silva
A vereadora Juliana Damus (PP) apresentou ontem, ao plenário da Câmara Municipal, requerimento ressaltando o importante trabalho desenvolvido pela Soka Gakkai Internacional (SGI), uma ONG budista que atua em quase 200 países. Também foi iniciativa da vereadora a presença de representantes da organização na Tribuna Popular nesta terça-feira, dia 24.
“É um imenso prazer tê-los nesta Casa. Neste requerimento, tentei transmitir parte do grande trabalho realizado pela instituição não só em Araraquara, mas em diversas partes do mundo. De forma singela manifesto minha admiração e respeito, colocando meu gabinete à disposição de todos vocês”, afirmou Juliana.
Em seu requerimento, a vereadora informa que a organização foi fundada por Daysaku Ikeda em 1960 e tem promovido exposições, intercâmbios com universidades e museus, entre outras atividades na área de educação e cultura.
Juliana considera também que a SGI está baseada no conceito budista de inseparabilidade da vida e seu meio ambiente, promovendo, neste sentido, campanhas para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar e coexistir harmoniosamente com a biosfera terrestre.
“Por tudo isso, apresentamos um voto de congratulações ao doutor Daysaku Ikeda pelo trabalho realizado frente à presidência da Soka Gakkai Internacional, estendendo os cumprimentos aos membros dessa respeitável associação presente em nossa cidade e região”, concluiu.
Tribuna Popular – Também nesta terça-feira, dia 24, Márcia Heloísa Monteiro, ocupou a tribuna para falar sobre o trabalho desenvolvido pela organização e, principalmente, contar a história de Ikeda. Filósofo, pacifista, poeta e escritor, ele tem obras traduzidas em mais de 30 idiomas. No total, são mais de 650 títulos publicados.
“O objetivo travado em seus diálogos é transmitir o conceito da ‘revolução humana’ em que, por meio da reforma interior, o indivíduo torna-se capaz de desenvolver a sabedoria para compreender a relação que possui com o meio em que vive. A partir dessa compreensão o indivíduo gera condições para a transformação de seu destino, além de contribuir para a construção de um mundo mais pacífico”, declarou.
Márcia agradeceu a vereadora Juliana, a presidenta Edna Martins, que colocou a Casa à disposição da ONG, e toda a Câmara Municipal pelo espaço.