Por Luis Fernando Laranjeira
A vereadora Juliana Damus (PP) está acompanhando de perto o processo de construção do novo abrigo de animais no Parque Ecológico do Pinheirinho. No início da semana, ela vistoriou o local e participou de reunião com representantes da Prefeitura e com a Betty R. Peixoto do SOS Melhor Amigo e a Adriana Mattos da Associação Araraquarense de Proteção aos Animais — AAPA.
Juliana conta que o local escolhido como abrigo provisório está localizado em uma área a cerca de mil metros do Centro de Zoonoses. Trata-se de uma estrutura já existente que será adaptada com a construção de seis baias para cães e duas para gatos, com uma parte coberta e outra ao ar livre, todas cercadas.
De acordo com a vereadora, existem outras áreas construídas que também poderão ser adaptadas para abrigar melhor os animais recolhidos das ruas e que saem do Centro de Controle de Zoonoses após triagem e quarentena. “Não é o abrigo dos sonhos, mas é preciso resolver essa logo situação. É um problema emergencial”, afirma.
A vereadora lembra que em 2011 teve aprovada emenda parlamentar de R$ 65 mil para a construção de um novo abrigo. “Este é provisório, por isso vamos continuar batalhando por uma solução definitiva”, ressalta. “É um problema antigo que precisa ser resolvido com urgência”.
Juliana já comunicou aos integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Animais as providências que estão sendo tomadas. A expectativa da vereadora é que o novo abrigo “facilite o trabalho do Centro de Zoonoses e da Gerência de Saúde Animal; e tenho certeza que o Conselho poderá fiscalizar melhor os encaminhamentos dos animais recolhidos em nossa cidade”.