Início | Diversos | Bancada do PP visita a Ariar e apoia pedido de cessão definitiva de área à entidade

Bancada do PP visita a Ariar e apoia pedido de cessão definitiva de área à entidade

02/08/2017 | Diversos

 

Paula Cardoso

Juliana Damus e Roger Mendes levaram o vice prefeito Damiano Barbiero para conhecer o local e encaminhar a demanda para solução
 
 O tratamento de embalagens de agrotóxicos de Araraquara é realizado há 17 anos pela a Associação das Revendas de Insumos Agrícolas de Araraquara e Região (Ariar), em uma área cedida pela Prefeitura em comodato. O local já ganhou aproximadamente R$ 2 milhões de investimentos e para que continue recebendo os gestores precisam da doação definitiva do terreno. Por isso, a bancada do Partido Progressista (PP) na Câmara, Juliana Damus e Roger Mendes, acompanhados do presidente e vice prefeito, Damiano Barbiero, visitaram no início da semana o espaço e entenderam a importância do pedido.
 
Os vereadores e o vice prefeito foram recebidos pelo gerente Antônio Tadeu Guerra e o presidente da Ariar, o engenheiro agrônomo Edgar Santa Rosa Esteves. Eles explicaram que o local está entre as primeiras instituições que seguem a rigor as regras de segurança do trabalho e explicou o processo de tratamento realizado nas embalagens.
 
De acordo com Guerra, a Ariar faz o recolhimento de embalagens dos pequenos, médios e grandes produtores. Porém, existem algumas dificuldades entre os pequenos produtores dos assentamentos da cidade e região. A maioria dos assentados acabam utilizando as embalagens que são toxicas para outros fins e não fazem o descarte correto.
 
Os vereadores pediram para Damiano, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico, agendar uma reunião entre os assentados, a Prefeitura e equipe da Ariar, que poderá explicar sobre as complicações toxicas das embalagens e combinar a melhor forma de se fazer o recolhimento delas.
Outra situação é a questão cessão definitiva da área que a Ariar utiliza para o tratamento das embalagens. Segundo Damiano o contrato será analisado pelo jurídico da Prefeitura que emitirá um parecer sobre as possibilidades.
 
 “Fiquei satisfeita em ver tanta organização e saber da importância do trabalho de recolhimento das embalagens. Os gestores e funcionários da Ariar fazem tudo com muita responsabilidade, pensando, exclusivamente, na questão ambiental. Por isso, a importância de apoiarmos a iniciativa”, enfatizou Juliana Damus.
 
Para Roger, “entendemos que a doação permanente da área é apenas uma garantia de que os investimentos ficarão neste espaço, e que sejam usados somente para este tipo de serviço. Faz sentido o pedido e, torcemos que tudo dê certo para que eles continuem o trabalho eficaz que realizam em nossa cidade e região”.
 
O vice Prefeito, Damiano, também parabenizou Esteves e Guerra pela atuação da Associação. Ele enfatizou a importância do trabalho da Ariar ser estendido a todos os produtores que ainda não tiverem conhecimento sobre os perigos tóxicos das embalagens. “Farei o possível para que mais parcerias aconteçam e que o trabalho itinerante da Associação chegue, definitivamente, nos assentamentos”, disse.
 
Dia do Campo Limpo
 
O Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) é comemorado em 18 de agosto e existe para celebrar os bons resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo o país e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público).
 
Em torno desta data, a celebração do DNCL é estendida às comunidades locais, por meio de ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades, encontros com autoridades locais etc., no intuito de levar à região do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente.
 
De acordo com Guerra, mais de 1600 crianças devem participar este ano da celebração, que ocorrerá das 8h às 17h, na sede da Ariar. A iniciativa é totalmente gratuita e é aberta a população. Mais informações pelo telefone 16 99193-8517.

Veja outros artigos

Vereadora insiste na instalação de Aparelho Desfibrilador em locais públicos
Por Maria Luiza A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Juliana Damus (PP), fez...
Projeto Cãoterapia é discutido em reunião
De autoria da vereadora Juliana Damus, o projeto busca trabalhar inicialmente o desenvolvimento dos assistidos pela...
Juliana Damus cobra medicação para portadores de Mal de Parkinson
Por Cláudio Dias A doença Parkinson afeta cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil, atingindo normalmente pessoas a...
Projeto de Juliana Damus pode proibir rojões e fogos de artifício com ruído em Araraquara
Vereadora pede que haja reflexão em torno da questão, evitando os incômodos às pessoas e aos animais, além dos graves...
Juliana Damus denuncia falha em edital de concurso do Daae
Por Claudio Dias O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) abriu recentemente edital de concurso prevendo o...
Juliana Damus cobra execução do Hino de Araraquara em eventos públicos
Por Cláudio Dias Com a proposta de resgatar os valores morais e cívicos, Araraquara aprovou em 3 de dezembro de 2001,...
Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar
Em fevereiro deste ano, foi aprovada a proibição da soltura de fogos de artifício ruidosos que excedam os limites de...
Juliana quer informações sobre licitação de aparelhos auditivos
Por José Conde Sobrinho Após ser informada pela Secretaria Municipal de Saúde em agosto de 2007,...
Vereadores avaliam novos projetos e venda de duas áreas tem discussão postergada
O propósito da reunião é conhecer e avaliar impacto de novos projetos apresentados na Câmara Municipal. Os Vereadores...
Juliana Damus e Théo Bratfisch discutem Museu da Roça com Itesp
Por Paula Cardoso A reunião aconteceu na sede do Instituto em São Paulo O diretor executivo do Itesp, Marco Pilla,...

Pin It on Pinterest