Por Luis Fernando Laranjeira
A vereadora Juliana Damus (PP) é autora de requerimento solicitando a lideranças da Câmara dos Deputados e às Câmaras Municipais do Estado de São Paulo que apoiem e se mobilizem pela aprovação do substitutivo ao projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda sobre rendimentos de aposentadoria ou reforma a portadores de pneumopatia grave e fibrose cística.
O substitutivo assinado pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) estende o benefício a diversas outras doenças e já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. “O substitutivo amplia, com muita justiça, a relação dos beneficiários por serem portadores de doenças graves e possibilitará melhoria na renda destas pessoas”, afirma a vereadora.
Juliana lembra que algumas dessas doenças “desenvolvem um quadro irreversível de incapacidade do exercício profissional e leva os pacientes a disponibilizar um volume considerável de recursos financeiros para cobrir os elevados custos para o tratamento”. Dentre as dezenas de doenças contempladas, estão pneumopatia grave, fibrose cística, diabetes insulino dependente, hipertensão arterial grave e mal de Alzheimer.