Início | Diversos | Juliana Damus facilita parceria para terapia comunitária

Juliana Damus facilita parceria para terapia comunitária

23/11/2011 | Diversos

Por Luis Fernando Laranjeira

A partir de fevereiro de 2012, integrantes do Núcleo de Auto Cuidado (NAC) deverão iniciar um projeto de terapia comunitária com moradores do Jardim Cruzeiro do Sul. O trabalho é voluntário e os contatos entre o grupo e a Secretaria Municipal da Saúde foi intermediado pela vereadora Juliana Damus (PP).

O Núcleo é coordenado pela psicóloga e assistente social, Luci Micalli, especialista em psicologia organizacional e gestão de saúde, e terapeuta comunitária; pela assistente social Mari Elaine Teixeira, especialista psicologia organizacional e do trabalho e terapeuta familiar; e, pela doutoranda em estudos literários e terapeuta comunitária Fabiana Abi Rached.

O NAC existe há dois anos e tem por objetivo promover a qualidade de vida por meio do autocuidado. O trabalho tem como princípio resgatar a autoestima individual, fortalecer o grupo como rede de apoio e solidariedade e combater o isolamento, amenizar os sintomas do estresse, resgatar valores culturais, incentivar e compreender a pluralidade e a diversidade, entre outros.

Trabalho

Fabiana destaca que “temos como eixo norteador a valorização do ser humano de forma respeitosa, respeitando credos, culturas, etnias, diversidade sexual; trabalhamos de modo interdisciplinar e integrado, utilizando técnicas corporais, técnicas de relaxamento e dinâmicas de grupo, com terapias comunitárias e de família”.

“Acreditamos, como cidadãs, que não é apenas de responsabilidade do poder público o zelo para com a cidade; nosso trabalho de caráter comunitário pode trazer benefícios e alívios para as comunidades mais vulneráveis”, afirma Mari Elaine Teixeira.

Luci Micalli explica que “a ideia é que possamos, em parceria com a Prefeitura, localizar os bairros de maior vulnerabilidade social e organizar encontros que atendam à comunidade para podermos incrementar técnicas conforme as necessidades apresentadas nos grupos”.

As voluntárias contam que trabalham nas áreas de cultura, arte, comunicação, antropologia “desde que respeitam o indivíduo e o considerem como parte integrante de seu meio”.

Para Juliana Damus, “essas profissionais merecem ser parabenizadas e receber nossos agradecimentos e carinho por oferecerem à Secretaria Municipal da Saúde, de forma gratuita e voluntária, o atendimento à população necessitada; tenho certeza que elas irão contribuir muito com as pessoas com as quais irão trabalhar; de minha parte fico feliz por intermediado o primeiro contato e contribuído para a realização do projeto”.

Veja outros artigos

Câmara mobiliza servidores em campanha de doação interna
A geladeira usada para o armazenamento final parece em ordem, mas está longe do ideal. O sangue coletado no Hemonúcleo...
Juliana Damus recebe resposta do Executivo sobre Centro de Reabilitação voltado à saúde mental
Resposta da Prefeitura a requerimento da vereadora Juliana Damus informa que demanda foi levantada no OP Na resposta...
Juliana Damus manifesta apoio a projeto sobre doação de órgãos
Proposta que tramita no Senado Federal garante que desejo do doador seja cumprida, sem necessidade de concordância da...
Juliana visita aula de Kendô no Estrela, espaço que ajudou a articular para atividade
Por Roberto Schiavon A vereadora Juliana Damus (PP) foi nesta semana assistir a uma aula de Kendô, milenar arte...
Reversão dos dados populacionais anunciados pelo IBGE
Preocupada quanto aos números recentemente divulgados pelo IBGE que estimam a população de...
Resposta a requerimento de Juliana e Roger demonstra a demanda de exames da saúde
Exames são realizados diariamente e novos são solicitados, mantendo média de 9 mil procedimentos...
Juliana pede a deputados informações sobre convênio com IAMSPE
Por Adriana Silva A vereadora Juliana Damus (PP) está solicitando aos deputados Roberto Massafera (PSDB) e...
Projeto indicado por Juliana Damus amplia benefício para as servidoras com perda gestacional
Mulheres que perdem seus filhos em algum estágio da gestação recebem menos compaixão do que uma mãe que perde o filho...
Regulamentação da ‘lei dos fogos’ é debatida na Prefeitura
A vereadora Juliana Damus se reuniu com o vice-prefeito e secretários municipais para discutir a questão Publicada na...
Vereadores analisam projeto de lei que autoriza concessão de pátio para veículos apreendidos
Parlamentares pleitearam redução de quase 50% da tarifa de estadia; proposta original previa diária de R$ 57,00 Na...

Pin It on Pinterest