Por Hamilton G. P. Mendes
A vereadora, Juliana Damus (PP), encaminhou uma indicação ao Poder Executivo onde chama a atenção para a necessidade de facilitar o atendimento, por parte do Departamento Autônomo de água e Esgoto (Daae), aos cidadãos que residem em bairros afastados do centro da cidade.
De acordo com Juliana, a providência se faz necessária, principalmente, devido ao grande crescimento verificado em Araraquara nos últimos anos, o que leva centenas de famílias a optar por adquirir sua casa própria em regiões distantes, fugindo do aluguel.
Para a vereadora, a situação torna difícil a vida dessas pessoas, que muitas vezes trabalham em locais também distantes do centro da cidade e, por isso mesmo, encontram muitas dificuldades para buscar informações ou providenciar quaisquer outros serviços junto ao Daae.
Juliana considera que “..a descentralização do serviço público referente ao esclarecimento de dúvidas em relação a parcelamentos de dívidas, processos de excesso de consumo de água, retirada de segunda via de contas, etc., em muito contribuirá para a diminuição da inadimplência e consequentemente o saldo da divida ativa, além de trazer mais facilidade ao contribuinte”.
A solução, segundo indica Juliana ao prefeito municipal, seria entrar em entendimentos com a direção do Departamento Autônomo de Água e Esgoto, para que a autarquia adquira uma van, que viabilize a criação de um serviço móvel de atendimento ao público na cidade.
“A idéia é que o Daae possa deslocar a van para os bairros mais distantes e para eventos promovidos pela Prefeitura, ou através dela. E, assim, abrir a possibilidade de levar os serviços públicos para mais perto daquela população que, normalmente, enfrenta grandes dificuldades para se deslocar aos escritórios da autarquia”, finalizou.