A vereadora Juliana Damus (PP) acredita que a criação do Fundo Municipal de Proteção à Fauna (Funpro) viabilizará instrumentos e meios efetivos de implementação de projetos, programas e ações destinados ao controle animal, promoção do bem-estar e adoção de medidas de prevenção de zoonoses.
O objetivo do Funpro é complementar financeira e tecnicamente as ações da política pública relativa à proteção e cuidados com os animais, visando a implantação de programas de controle populacional, registro e identificação em larga escala, de adoção e difusão de conceitos de propriedade responsável.
Defensora e militante em favor da causa animal, Juliana Damus considera ser “fundamental a informação, conscientização e educação da população para assumir a responsabilidade juntamente com os organismos governamentais; desse modo, poderemos avançar cada vez mais”.
Outros aspectos destacados pela vereadora são a fiscalização e aplicação de normas municipais, estaduais e federais sobre criação, comercialização, propriedade, posse, guarda, uso, transporte, tráfego de animais no Município; e, o apoio ao trabalho de controle de vetores para garantir a prevenção e a erradicação de zoonoses.
Para Juliana, a criação do Conselho Diretor do Funpro é outro avanço por estabelecer as diretrizes para a gestão do Fundo. O Conselho será composto por seis membros: um representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; um da Secretaria Municipal da Fazenda; três representantes de organização não governamental indicados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais; e, um representante de entidade de classe veterinária.