Por José Conde Sobrinho
Aguardando manifestação da administração municipal sobre questionamentos promovidos em 2006 e que dizem respeito à recomposição da vegetação da área da Chácara Flora, a vereadora Juliana Damus (PP) retorna ao assunto ao considerar a existência do Projeto de Restauração Florestal no local, elaborado em 2004 pela empresa Bio Flora Comercial e devidamente aprovado pelo Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN).
Segundo informa a vereadora, esse projeto deu-se em função de decisão judicial, que obrigou a empresa Gás Brasiliano a promover o plantio de 11 mil espécies de árvores nativas, motivado pelo desmatamento praticado na época em função da implantação do gasoduto. Notícias veiculadas pela imprensa em 2004 assinalaram para um investimento de R$ 25 mil a ser praticado pela empresa para o reflorestamento de 36 hectares de mata ciliar próximo à represa existente no local.
Na época, o Coordenador Municipal do Meio Ambiente, afirmou terem sido plantadas apenas 8 mil mudas das 11 mil previstas, em local abandonado, com a presença de baquearias, alguns indivíduos regenerantes ao lado de uma pista de motocross. “O Projeto de Restauração Florestal na Chácara Flora – lembra Juliana Damus – tem em sua descrição, atividades de recomposição, proteção da área, alargamento de aceiros para evitar incêndios, construção de cercas para evitar presenças de animais soltos e a conseqüente regeneração natural eliminando descargas de águas pluviais e processos erosivos”, completa.
Reitera a vereadora, segundo estabelecido pela Lei Orgânica do Município, ser dever da administração através de departamento municipal específico, preservar a vegetação natural, a fauna, flora, os mananciais, com o combate da poluição em qualquer das suas formas. Através de documento, Juliana Damus solicita ser informada se o projeto de restauração foi implantado na sua totalidade, e, em caso de resposta positiva, quais as medidas assumidas pelo Poder Público para a correta manutenção da área restaurada.
Outra ação de Juliana foi a reunião realizada com o comando da polícia militar atendendo a solicitação de alguns moradores do bairro. Um dos pontos ressaltados e que dificulta a comunicação com a polícia militar em momentos de insegurança, é a pequena quantidade existente de orelhões pelo bairro. Neste sentido, a vereadora Juliana Damus promove indicação à administração municipal, solicitando a ampliação do número de telefones públicos (orelhões) em toda área do loteamento.