Início | Meio Ambiente | Outras Ações | Juliana quer análise de água da represa do Pinheirinho

Juliana quer análise de água da represa do Pinheirinho

12/11/2008 | Outras Ações

Por Renê Gardim
 
Depois de receber diversas reclamações e ter, desde 2007, solicitado informações ao Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), a vereadora Juliana Andrião Damus quer esclarecimentos do prefeito Edinho Silva sobre a qualidade da água da represa usada pela população para lazer no Parque Ecológico do Pinheirinho. Em requerimento que será apreciado pelos vereadores na próxima sessão da Câmara, Juliana pede ainda que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) também seja notificada.
 
A vereadora requer que a Prefeitura “envie os laudos de análises solicitadas anteriormente e se manifeste sobre os resultados apontados pela autarquia e Cetesb com referência à qualidade da água da represa”.
 
No requerimento, Juliana Damus lembra que desde fevereiro de 2007 vem solicitando ao superintendente do DAAE, engenheiro Wellington Cyro de Almeida Leite, providências para os possíveis problemas com a água da represa.
 
“Se o próprio Prefeito, em resposta ao requerimento, afirma que a minha preocupação é pertinente e que será minuciosamente analisada pelos setores técnicos da Prefeitura, por que estão demorando tanto para confirmar se a água da represa está contaminada ou não?” – indaga a vereadora.
 
No início, segundo a vereadora, o DAAE apresentou dados sobre laudos realizados entre novembro de 2006 e fevereiro de 2007.
 
Juliana lembra que em abril de 2007, questionou diretamente o prefeito sobre os parâmetros de cor e ferro, assoreamento da lagoa e presença da bactéria Escherichia Colina lagoa, sendo informada pela Administração que o assunto seria encaminhado à Cetesb e novamente ao DAAE “de modo que complemente o laudo e manifeste-se no âmbito de sua competência”.

Sem resposta satisfatória, a vereadora protocolou no DAAE, em janeiro deste ano, novo pedido de “análise físico-química e microbiológica dos pontos de coleta de água dentro da represa”.
 
Em resposta, o DAAE informou que realizaria nova “coleta e análise de amostras de água da represa localizada no Parque Ecológico Pinheirinho, conforme compromisso firmado entre o DAAE e a Cetesb e os resultados serão posteriormente encaminhados”.
 
De acordo com Juliana, até o presente momento nenhum laudo solicitado foi enviado.

Veja outros artigos

Divulgação do telefone para denuncias sobre fumaça de veículos a diesel
A vereadora Juliana Damus preocupada com o Meio Ambiente e com o incômodo que a fumaça de veículos...
Projeto de Juliana disciplina desativação de poços
Texto por: Adriana Silva A vereadora Juliana Damus (PV) está concluindo alterações no texto...
Câmara Municipal e Prefeitura participam neste sábado da Hora do Planeta 2010
Por Chico de Assis Em março de 2010, o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. No sábado, 27 de março, entre...
Ações preventivas e repressivas para evitar a poda drástica e a retirada desnecessária de árvores
Sempre preocupada com a preservação do meio ambiente, Juliana Damus pediu explicações ao...
Juliana quer relatórios sobre poda de árvore
Por Adriana Silva A vereadora Juliana Damus (PP) está solicitando à Prefeitura, por meio de...
Participação no evento “Caminhando Sobre as Águas”
A ONG Amanari promoveu o evento "Caminhando Sobre as Águas", no córrego do Marivan, que contou com a presença de...
Aprovação do “IPTU Verde” contempla áreas com preservação do meio ambiente
Por José Conde Sobrinho Projeto de Lei da Prefeitura Municipal e aprovado pela unanimidade de vereadores da...
Fiscalização para coibir fixação de objetos em árvores
Juliana Damus aguarda medida do Executivo em relação à fixação de objetos em...
Juliana Damus pede participação de Câmara e Prefeitura na “Hora do Planeta 2011”
Por Laís Françoso No próximo dia 26 de março, entre às 20h30 e 21h30, será...
Plantio de mudas frutíferas e nativas às margens do Córrego Caixa D’Água
Com a presença de alunos e monitores educacionais da 7ª série do Sesi e integrantes da...

Pin It on Pinterest