Por Kiko Camargo e Chico de Assis
A vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Juliana Damus (PP), participou nesta sexta-feira, dia 4, da posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais, onde anunciou a apresentação de emenda parlamentar ao orçamento municipal de 2012, destinando recursos para a implantação de um Abrigo para Animais na cidade. O evento ocorreu na sala de reuniões do sexto andar da Prefeitura. Este é o primeiro grupo de conselheiros a tomar posse neste segmento. São representantes de vários segmentos da sociedade, todos, de alguma forma, ligados à causa de proteção aos animais.
Juliana Damus apontou a mudança de comportamento que ocorre na sociedade, com pessoas mais conscientes e a organizações não governamentais atuando na proteção aos animais. “Acredito que vivemos um momento positivo evoluindo na conscientização. A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”, citando Mahatma Ghandi.
O conselho é espaço para a construção de ideias que serão transformadas em ações práticas na formação de uma conscientização na população, de proteção aos animais. A proposta do texto que criou e constituiu o conselho aponta ainda a necessidade de desenvolvimento e aplicação de programas educacionais para o cuidado com os animais.
O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) anunciou que o convênio assinado momentos antes, com a Associação Araraquara de Proteção aos Animais (AAPA) contempla o programa de castração de animais na cidade, com 2.300 cães, que receberão ainda chip de identificação, e outros 1.200 gatos, totalizando 3.500 animais. A procura para cães é maior do que gatos.
Marcelo Barbieri agradeceu ainda, a vereadora Juliana Damus, pela sua emenda Parlamentar ao Orçamento 2011. “A Juliana nos proporciona condições de implantarmos um abrigo para animais na cidade. Era um desejo dela e de muitas pessoas, meu também, e, acima de tudo, uma necessidade dentro dos programas e políticas públicas de proteção aos animais que vamos realizar na cidade”, destacou Barbieri.