Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Juliana apoia projeto que reforça posse responsável

Juliana apoia projeto que reforça posse responsável

23/05/2012 | Defesa de Animais

Por Luis Fernando Laranjeira

A vereadora Juliana Damus (PP) aguarda o envio à Câmara Municipal de projeto de lei da Prefeitura que reforça a posse responsável de animais com o estabelecimento de critérios mais rígidos e claros para quem tem ou queira ter um bicho de estimação em casa.

Juliana apoia a ampliação e aperfeiçoamento da legislação municipal sobre animais. “Temos uma boa legislação, mas é possível melhorar ainda mais”, afirma. Integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (Comdedia), ela defende a necessidade de maior integração entre o Poder Público e entidades que atuam na área.

Esta integração é um dos aspectos a serem contemplados no projeto que está em fase final de elaboração, de acordo com José dos Reis Santos Filho, secretário municipal do Meio Ambiente e presidente do Comdedia. “O Jurídico está analisando o projeto e acredito que em duas semanas já tenhamos a minuta em mãos”, conta o secretário.

“Um dos pontos interessantes do projeto é que queremos estabelecer uma melhor relação entre os donos e a Prefeitura”, analisa. Para isso, deverá ser realizado um cadastramento dos animais e seus donos para que possam utilizar os serviços de castração oferecidos pelo Município e a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA). Documentação e chipagem dos animais doados nas feirinhas também estão previstos.

Reis explica que a proposta é criar critérios para cumprir a lei da posse responsável, como garantir alimentação, saúde, espaço adequado e condições para os animais, sobretudo os cães, se movimentarem, entre outras. “É preciso trabalharmos para conscientizar os donos da importância da posse responsável”, diz.

Para combater o abandono, o secretário defende que os animais tenham chip com identificação própria e do dono para que eles possam ser rastreados. Outro ponto é aplicar multas aos responsáveis por maus tratos. “Os critérios têm que rígidos e objetivos e a lei deve estabelecer claramente a punição a quem deixar de cumpri-la”, sentencia.

Juliana destaca a importância de mostrar que “devemos respeitar os animais e cuidar bem deles; existe uma legislação que deve ser cumprida e é preciso deixar bem claro que pode haver punição e até prisão para quem impuser maus tratos aos animais”.

Veja outros artigos

Prefeitura sanciona emendas de Juliana Damus voltada aos animais e museu da roça
A Prefeitura sancionou quatro emendas indicadas pela vereadora Juliana Damus (PP) no Planejamento Orçamentário da Lei...
Juliana Damus discute andamento da lei das carroças na Prefeitura
Juliana Damus discute andamento da lei das carroças na Prefeitura Em busca de uma solução para a...
Campanha de adoção responsável de animais chega ao futebol
Vereadora Juliana Damus participou de reunião onde a Ferroviária virou parceira da causa animal em Araraquara Você já...
Política de Proteção aos Animais tem sido aplicada, garante Gerência de Zoonoses
Informações foram prestadas após requerimento da vereadora Juliana Damus Buscando garantir a efetividade da lei que...
Juliana prestigia Passeio Eco Pet
Por Luis Fernando Laranjeira O 1º Passeio Eco Pet de Araraquara reuniu aproximadamente 700 pessoas e seus cães de...
Aprovada emenda que prevê R$ 150 mil para castração de animais em Araraquara
Indicado pela vereadora Juliana Damus, valor será destinado para a aquisição de unidade...
Programa de emplacamento de carroças voltará a ser aplicado na cidade
Por Hamilton G. P. Mendes Instituído pela Lei Municipal nº 6.136/2004, de autoria da vereadora Juliana Damus (PP), o...
Ambulatório Veterinário busca apoio para reformas
A vereadora Juliana Damus esteve no local acompanhada da secretária de Obras   “Nós fazemos tudo por amor aos...
Posse na diretoria da Sociedade Paulista de Cães Pastores Alemães
A vereadora Juliana Damus sempre preocupada com as questões que envolvem a proteção dos animais,...
Emendas de Juliana Damus ao orçamento 2019 são aprovadas na Câmara
Propostas da vereadora são voltadas ao bem-estar, saúde e qualidade de vida da população Com o objetivo de atender às...

Pin It on Pinterest