Cerca de 250 cães foram vacinados gratuitamente, no domingo, 23 de fevereiro, contra a Cinomose, em Araraquara. A equipe de veterinários da ANCLIVEPA – Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais realizou a ação de vacinação durante o dia todo no Jardim Ieda, região Sul da cidade, e foi articulada pela vereadora Juliana Damus (PP), em parceria com a Prefeitura e a assessoria do deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB), responsável pela Campanha.
Para Juliana, a campanha satisfez a expectativa. “Foi realmente positiva. Muitas pessoas fizeram questão de levar seus cães para imunizá-los. É sinal de esperança para a erradicação do vírus dessa doença que judia muito dos animais”, disse. Juliana afirmou ainda que devem ocorrer outras ações de vacinação na cidade, para imunizar mais animais, além de oferecer o reforço para os que tomaram neste domingo.
Além dos cães, levados para vacinar por moradores do bairro, outros 80, mantidos pela protetora de animais, Verônica de Oliveira também foram imunizados.
A doença
Doença altamente contagiosa de distribuição mundial, possui mortalidade inferior apenas à raiva. O vírus da Cinomose, intimamente relacionado ao vírus do sarampo humano, sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, e menos de um mês em local quente e úmido; é sensível ao calor, luz solar e desinfetante comuns.
Como evitar a Cinomose
Para evitar a Cinomose, a prevenção correta é o único jeito. A maioria dos animais que contrai a doença são filhotes, pois têm o organismo mais fraco e ainda não receberam as doses de vacinas preventivas. A vacina reduz e protege em mais de 90% a incidência de casos. A recomendação é que filhotes sejam vacinados e que os cães adultos sejam revacinados anualmente contra a Cinomose.