Início | Meio Ambiente | Outras Ações | Vereadora discute reaproveitamento de caça-níqueis apreendidas e reciclagem de materiais através da coleta de óleo

Vereadora discute reaproveitamento de caça-níqueis apreendidas e reciclagem de materiais através da coleta de óleo

16/11/2009 | Outras Ações

Por Maria Luzia Rosato

A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) reuniu-se na manhã de segunda-feira, dia 9, com o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Anuar de Oliveira Lauar e o secretário de educação Antônio Martins de Oliveira, ocasião em que discutiram novas propostas sobre os projetos elaborados pela parlamentar, como a aquela que trata da ilegalidade das máquinas de jogos de azar, conhecidas como “caça-níqueis”, além da Reciclagem de Materiais através da coleta de óleo.

O projeto de “caça-níqueis” já teve experiências colocadas em prática em diversos municípios, como na cidade de Goiânia (GO), onde as máquinas “caça-níqueis” têm o objetivo de serem utilizados na montagem de microcomputadores, inclusive no aproveitamento de madeira que reveste o equipamento para servir de suporte (mesa), destinadas às escolas. As máquinas deverão ser desmontadas para que suas peças possam ser utilizadas como (placa-mãe, estabilizadores, monitores e etc).

O aumento dos computadores irá criar a possibilidade de ampliação do atendimento às necessidades das escolas públicas, no acesso à informática, tanto no ensino dos alunos quanto no atendimento do setor administrativo das escolas.

Para o sucesso do projeto tudo depende da ação conjunta de órgãos do Poder Público, como Poder Executivo e Receita Federal para melhor viabilização. Após visita na Receita Federal a vereadora solicitou ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) que o envio do oficio destinado ao Delegado da Receita Federal, apresentou alguns pontos do projeto, onde solicitava a doação de computadores, componentes de informática e máquinas “caça-níqueis” que estejam disponíveis na delegacia, para que possam ser adaptadas e reaproveitadas nas escolas municipais.

A idéia é que o projeto seja implantado na Secretaria Municipal de Educação, justamente porque visa disponibilizar microcomputadores para todas as crianças matriculadas nos Centros de Educação e Recreação do Município.

Os “caça-níqueis”, por sua vez, têm sua destinação ilegal e não podem ser devolvidas aos seus proprietários. E isso, porque são produtos utilizados em práticas delituosas. Ou seja, quando são apreendidas, tornam-se problemas para o estado, pois precisam de amplo espaço para a sua ocupação.

Já o projeto de reciclagem da vereadora visa que o município desenvolva projeto de coleta de óleo de azeite e cozinha sem ônus, que tem por finalidade a proteção ao meio ambiente, sendo assim deverão arcar com custos para a implantação da coleta, sendo remunerados, devido à venda dos produtos às indústrias ou usinas interessadas.

Quando é finalizada a utilização do óleo pelo usuário, os restos são despejados indiscriminadamente nas redes de esgoto, que na verdade poderiam ser aproveitados para a produção de biodiesel que é um produto renovável e biodegradável, que é aproveitado como alternativa aos combustíveis derivados de petróleo e matéria prima.

O escoamento destes produtos na rede de esgotos causam entupimento nas tubulações e aumentam os custos de tratamento, vinculado ao Poder Público e a população que contem estes gastos.

O projeto terá coleta, além de refletir sobre a proteção do meio ambiente e reciclagem do óleo, pois os produtos devem ter destinação útil, porque deverá constituir um enorme instrumento educativo para conscientização de proteção ao meio ambiente.

Outro fator importante diagnosticado é o potencial econômico da coleta, devido sua geração de emprego e renda, com contratação de pessoas para realização deste serviço. Deve ser realizado também  o trabalho de divulgação na cidade, principalmente nas escolas públicas.

Veja outros artigos

Programa “Verde que Alimenta” leva mudas de árvores para escola do Jardim Paraíso
Por Gabriela Pontieri/ Adriana Silva A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) participou na manhã desta quinta-feira,...
Juliana cobra mapeamento de áreas que serão beneficiadas com o “IPTU Ecológico”
Texto por: Adriana Silva A vereadora Juliana Damus (sem partido) está encaminhando requerimento ao prefeito...
Dia da árvore atrai vereadores para o plantio de mudas no CEAMA
Por Chico de Assi Nesta terça-feira, 21, o Dia da Árvore foi comemorado pela Prefeitura com as inaugurações da Trilha...
COMDEMA discute implantação da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental
Por Adriana Silva COMDEMA discute implantação da Taxa Ambiental A vereadora Juliana Damus (PV) participou na última...
Colocação de torneiras que fecham automaticamente e sensores que controlam o acendimento das lâmpadas
A vereadora Juliana Damus apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias solicitando que a Prefeitura Municipal...
Juliana Damus pede adesão da Câmara e Prefeitura na ‘Hora do Planeta’
Por: Claudio Dias Sessenta minutos que representam o futuro sustentável da Terra. Com essa ideia,...
Juliana Damus discute detalhes para implantação do “Boa Praça”
Por: Paula Cardoso O projeto “Boa Praça”, um programa sócio-ambiental implantado pela Prefeitura de Matão em setembro...
Alertados pela direção da ADPM, Juliana e Secretário do Meio Ambiente visitam área que vem sendo desmatada por moradores
Por Hamilton G. P. Mendes O risco de degradação de uma grande área de mata virgem situada nos fundos da sede da...
Moradores da Chácara Flora pedem atenção do Daae para problemas ambientais na região
Paula Cardoso Representantes da Associação dos Moradores da Chácara Flora (AMAR – Flora) reuniram-se na tarde de sexta...
Instalação de usina de reciclagem de resíduos de entulho de construção
A vereadora Juliana Damus solicitou através de indicação a instalação de usina de...

Pin It on Pinterest